Queridos,

Recebi esta semana um vídeo ótimo da consultora (e profe!) Ilana Berenholc sobre Consultoria de Imagem. O vídeo trata do que é ser um consultor, quais as linhas que você pode seguir e como começar no mercado. Achei interessantíssimo e resolvi compartilhar aqui, já que muitas leitoras me perguntar sobre este trabalho.

Vale lembrar que Ilana foi uma das primeiras consultoras de imagem do país e hoje, com sua vasta experiência, dá cursos (ótimos) sobre o assunto: básicos, avançados e específicos sobre áreas da consultoria (coloração pessoal, estilos, mercado e afins).

Vejam abaixo!

Adorei quando ela fala que a consultoria de imagem não é uma profissão da moda, como muitos pensam. Eu concordo 100%! A moda é mais uma ferramenta de trabalho para mim – no sentido de ter o conhecimento e usá-lo para atualizar o guarda-roupa das clientes, par dar algumas dicas, etc. – do que área que trabalho em si. É muito legal que fique claro que a imagem não é feita somente com a roupa que vestimos, mas envolve etiqueta, comportamento, linguagem verbal e não verbal, entre muitos outros aspectos e que é preciso se especializar e estudar bastante para poder dominar todos estes assuntos antes de começar a atuar de verdade.

Outro ponto ótimo é o de ser empreendedor. Não tem mesmo como ser autônoma (como a maior parte das consultoras o são) sem saber no mínimo o básico sobre administração de negócios, marketing pessoal e finanças. Essa fica é chave!

E aí, gostaram?

Beijos,

Roberta Carlucci