Saíram nos últimos meses alguns artigos na mídia internacional falando sobre um conselho que nós consultoras de imagem já damos a nossos clientes há muito tempo: “vista-se para o seu sucesso e você o alcançará com muito mais facilidade!”

Que isto funciona nós já sabíamos, mas agora temos base científica para confirmar, viva!

Segundo um dos artigos, publicado no Wall Street Journal no final de fevereiro, os dados de pesquisas feitas por instituições renomadas como a universidade de Yale e Columbia, nos EUA, confirmam que grupos de pessoas bem vestidas (seja de terno ou somente adequadas, profissionais) vendem até 3x mais do que pessoas mal vestidas, transmitem muito mais credibilidade, são menos propensas a ceder em negociações e também se sentem muito mais felizes e confiantes em suas funções, o que reflete diretamente em suas ações e rendimento no trabalho. Sem contar na maneira como os outros as vêem: quem está confiante e bem vestido transmite mais credibilidade, o que gera clientes mais tranquilos e cativados.

Segundo Kraus, os resultados mostram que, em um cenário competitivo, usar roupas mais formais pode enviar aos outros um sinal  “sobre como você tem sucesso e confiança em tudo o que faz”. Já os vestidos mais casualmente tendem a recuar mais facilmente do outro lado da mesa, diz ele. “Os vestidos mais formalmente se tornam cientes do respeito que estão recebendo e também se tornam mais fortes (…).”

Em outro estudo publicado no ano passado na revista “Social Psychological and Personality Science”, a conclusão foi que pessoas bem vestidas usam “o tipo de pensamento abstrato que se espera de alguém em posição de poder, como um executivo sênior ou CEO”, ou seja, ao se sentirem mais poderosas as pessoas acabam por tomar decisões mais poderosas também.

Dress for success 1

Uma coisa que sempre observo é em como esperamos que alguém seja em determinada função e ver se a pessoa que a está exercendo se encaixa visualmente naquilo. Por exemplo: um palestrante deve transmitir credibilidade, confiança, sucesso e profissionalismo. Será que uma mulher de sainha de sarja e blusinha de algodão, por melhor que seja, transmite isso? E não, não estou exagerando: estes dias estive em uma palestra em que a pessoa estava vestida exatamente assim!

O fato é que quando as pessoas conseguem visualizar você em uma posição, fica muito mais fácil que acreditem em você e a coloquem lá, do que se você ainda não parecer pronta para ela. Sabem como?

É claro que não se espera que alguém que trabalhe em um ambiente informal acorde de manhã e ponha um terno, mas é preciso pensar melhor no que se escolhe para ir trabalhar. Torne um hábito diário pensar no que vai vestir no dia seguinte baseado naquilo que quer transmitir em seus compromissos do dia e comprove você também o poder de uma imagem bem colocada e alinhada com seus propósitos!

No trabalho, opte por peças de boa qualidade e caimento (alô ajustes sempre bem-vindos), terceiras peças que complementam e aumentam a formalidade (vejam aqui mais sobre elas) e modelagens de forma geral mais formais do que aquelas que você usaria para os programas de final de semana.

Especialmente em reuniões mais formais, com investidores, de negociação ou para fazer pitches, por exemplo, é interessante investir em uma peça de alfaiataria (blazer ou calça são boas opções) e apostar em camisas, além de prestar atenção nos tecidos, que devem ser preferencialmente mais nobres e polidos.

Outra dica boa é observar como pessoas que você admira se vestem e se espelhar nelas, tentando adaptar o estilo para sua posição e funções. Se seu chefe não se veste super formal não cabe você estar mais do que ele, porém se adapte procurando parecer o mais profissional possível dentro do dresscode exigido e não se comparando com quem não faz o esforço. Inspire-se em quem você admira!

Ah e, na dúvida, nada como fazer uma análise mais detalhada do seu dresscode profissional e adaptá-lo para mostrar suas melhores competências com a ajuda dessa personal stylist que vos fala, né? Entre em contato para mais informações para juntos transformarmos sua imagem mais uma aliada para o seu sucesso pessoal e profissional.

Abraços,

Roberta