Gente, no mês passado ganhei uma cliente nova linda, que me pediu algumas dicas para comprar um vestido longo e outro estilo cocktail para as festas de final de ano que ela terá que prestigiar.

Ela tem estatura média (1,65m), porém tinha muita dificuldade em achar vestidos legais que a valorizassem, pois tem a silhueta um pouco mais cheinha, fora dos padrões da maioria (38 – 42!) e seios grandes.

Durante o trabalho trouxe a ela diversas referências, conversamos bastante e acabei lembrando que nunca tinha falado sobre este assunto aqui no blog, especificamente sobre vestidos de festa para pessoas mais cheinhas. Um absurdo, né?

Então resolvi aproveitar o embalo, já que recentemente falamos de roupas para magrinhas e cheinhas, para passar algumas dicas para vocês. Vejam só!

Cores & estampas

As cores escuras são as melhores escolhas pois, por absorverem a luz, acabam dando a impressão de diminuir o corpo.

O pretinho básico é sempre super bem vindo, porém temos também muitas outras opções de cores lindas como, por exemplo, o beringela (tão em alta!), o azul marinho (tão clássico!), o chumbo, o verde profundo…

As estampas devem ser preferencialmente de fundo escuro e com orientação vertical ou diagonal. Aliás, qualquer detalhe vertical é sempre muito bem vindo, para qualquer pessoa que tenha abaixo de 1,65m!

Modelagem

A modelagem melhor para pessoas acima do peso é presinha abaixo do seio e solta até joelho ou pés, em leve evasê, sem muito volume de tecido sobrando, sabe?

Aliás, evite detalhes que possam trazer mais volume ao vestido, como muitos drapeados, babados e afins. Um pouco de drapeado na região do abdômen para dis farçar até pode ficar legal, porém devem ser usados com moderação e cuidado.

Modelos com manguinhas, mesmo que transparentes (de renda, tule ou organza, por exemplo), podem disfarçar braços mais grossinhos e cobrem ombros largos também, se este for o caso.

Se o vestido for longo, procure comprimentos que cubram bem os pés, ficando somente a 1 ou 2 cm do chão medidos com o salto. Afinal, qualquer dedinho a mais na altura contribui para o alongamento geral da silhueta, né?

Decotes

O melhor decote é definitivamente o V, que aloooonga tudo e acomoda bem pssíveis seios grandes. Os transpassados ou com leve “M” também são ótimas escolhas, mas fuja dos frente únicas e dos tomara que caia, ok?

De um ombro só poderá funcionar também, mas a alça deve estar bem firme e a sustentação abaixo do seio também, para que o vestido não fique desestabilizado.

Se o seio for grande, alças grossas são necessárias para sustentá-los e não deixá-la insegura.

Tecidos

Tecidos mais estruturados ou mais maleáveis porém grossinhos irão evitar que o vestido marque possíveis imperfeições. Fuja de liganetes, malhas e afins e aposte e tafetá, crepes, renda (de fundo escuro) e outros.

Acessórios

Uma echarpe, bolerinho ou pelerine por cima dos ombros também irá disfarçar braços gordinhos e o caimento sobre o corpo ajuda a alongar a silhueta.

Brincos e um belo colar chamam a atenção para o rosto, tirando-a do restante do corpo, que tal?

Calçados

Evite sandálias de tiras muito finas ou qualquer outro detalhe que possa apertar ou marcar seu pé, caso ele seja mais cheinho. Tiras no tornozelo também só irão engrossar e encurtar as pernas.

Sapatos fechados, como um elegante scarpin peep toe, são ótimas opções.

Evite saltos muito finos, que podem prejudicar a sustentação. E aqueles que ficam no meio do calcanhar, além de mais elegantes, são também mais confortáveis para as pernas e coluna.

Porém, se gostar, aposte nos saltos altos, que sempre alongam e afinam o corpitcho!

Espero que tenham gostado!

Ah, as imagens são do site americano Nordstrom, que tem uma sessão só de plus sizes e entrega no Brasil!

Beijocas,

Roberta Carlucci