Passados o Natal e o Réveillon, ninguém quer mais saber de comer, não é mesmo?

Mentira!

A cidade está cheíssima de turistas e os restaurantes estão mais badalados do que nunca, ou seja, tem muita gente que não vai abrir mão de uma boa mesa durante a temporada. Eu inclusa!

Por isso, fiquei super feliz quando a Veja SC me chamou no final do ano passado para participar como jurada e escolher as minhas opções prediletas de “comidinhas” da cidade. Adorei participar, obrigada Revista Veja!

Confiram abaixo as minhas escolhas:

  • Café: escolhi o Café Cultura do Centro pois acho o espaço super charmoso, como um oásis no meio daquele caos. Gosto muito do café mesmo de lá, cujo grão é torrado frequentemente (lá mesmo!) e é de ótima qualidade. Porém, quando quero relaxar, amo passar algumas horas no Sintonia Café, na Lagoa, que tem uma atmosfera super aconchegante, trilha sonora impecável e um copinho de chocolate com doce-de-leite e nozes que é de dar água na boca…
  • Doce: o La Bohème Café não é super conhecido. Acredito que são mais os locais e os estudantes mesmo que o frequentam, pois fica meio escondidinho ali na Trindade, abaixo da loja Kock Aviamentos. O que eu mais recomendo lá é o pão de mel (imbatível, mas não é sempre que tem) e o bolo de brigadeiro, que vem metade branco e metade preto e é de comer rezando! O Delícias Portuguesas, no Centro, é outro lugar que é imperdível na cidade, tanto para jantar quanto para se deliciar com o mais verdadeiro pastelzinho de belém, copinho de ovos moles ou pastel de santa clara. Adoro!
  • Padaria: gosto muito mesmo da Pão da Casa, que fica pertinho do meu apartamento e onde costumeiramente vamos tomar café da manhã ou buscar um pão ciabatta fresquinho para fazer bruschetas caseiras (especialidade da casa!). Adoro os mini-croissants de doce de leite e também as rosquinhas de leite condensado (só coisinhas light, rsrsrs), e não posso deixar de recomendar o bolo véu de noiva (de coco, bem molhadinho), que é um deleite! Recomendo muitíssimo também a Padeiro de Sevilha, vencedora da categoria, que fica no Centro da capital. Hoje mesmo tomei café da manhã por lá e, como de costume, adorei sentar com todos na mesa e ler o jornal comendo um misto quente bem fresquinho!
  • Salgado: gente, para mim existem poucas coisas tão boas quanto um bom pão de queijo quentinho, especialmente aqueles da Casa do Pão de Queijo com recheio de requeijão com azeitonas ou catupiry. É simplesmente o lanche da tarde perfeito, não é mesmo? Porém, o Uai de Minas, no Rio Tavares, também faz as suas versões prensadas maravilhosas, especialmente aquelas com quejo minas ou doce de leite. Aliás, o doce de leite no copinho de lá também é um deleite! Sempre paramos ali depois da praia, quando vamos relaxar no Novo Campeche ou no Riozinho. Recomendo!
  • Sanduiche: quando falamos em sanduiches gourmet, o que me vem em mente aqui na Ilha é mesmo a Sanduicheria. Eu gosto do sanduiche mais simples que eles tem, de mortadela Ceratti com cebola e molho especial, delicioso por sinal. Mas, se você quiser experimentar outros tipos (mais lights), o Sintonia Café possui suas versões em pão ciabatta que são maravilhosas, todos com nomes de cantores, sendo o Pavarotti, pão de queijo prensado com queijo, tomate e orégano perfeito para aquele início de fominha pré-jantar.
  • Sorvete: eu sou orfã da Gelateria Parmalat, que ficava na Lagoa. Era muito fã do Petit Gateau deles e também do folheado de maça com sorvete de leite. Mas, agora que não temos mais esta opção (porque?), sempre que quero tomar um sorvete saboroso dou um pulo na Amoratto, que também é uma delícia!
  • Suco: o Suco da Saúde é da minha época, quando eu e minhas amigas saíamos da praia esfomeadas e parávamos lá para um suco de açaí com guaraná e uma empanada de cenoura com ricota para recuperar as energias antes de ir para casa. Mas, vou confessar que não sou muito fiel assim às casas de sucos, pois como adoro tomar um no meio da tarde, quando acho um lugar, é ali mesmo que eu paro independente de onde for! Rsrsrs
  • Temakeria: adoro o clima da Yaah Temakeria, na esquininha do Beiramar Shopping, com seus banquinhos altos e garçons divertidos. Os temakis são bem gostosos e você fica sentindo a brisa, enquanto toma um choop gelado e espera o conezinho chegar. Também recomendo super a Kimê, aqui pertinho de casa, e também a Samurai, que tem na Lagoa e no Centro Comercial Aldo Kuerten, perto do Shopping Iguatemi. Deu para perceber que sou viciadinha? 😉

Vejam também as escolhas de todos os jurados e os vencedores de cada categoria:

Cliquem na imagem para ver maior!

Hmmm, fiquei até com uma fominha depois dese post! Gostaram? O que vocês recomendam de comidinhas aqui na cidade?

Estou pensando em fazer mais um textinho em breve com minhas dicas de restaurantes por aqui. O que vocês acham?

Ah, todos os endereços dos estabelecimentos mencionados vocês encontram aqui, no site da Veja SC!

Beijocas,

Roberta Carlucci