A aplicação de toxina botulÃnica (o Botox é somente uma das marcas comerciais de toxina disponÃveis no mercado) é um dos procedimentos estéticos mais realizados na atualidade.
Se tornou uma verdadeira febre por conta dos resultados rápidos e da segurança com que um dermatologista bem treinado conta ao realizar este tipo de procedimento. É indicado para tratar as rugas de expressão das sobrancelhas, na testa e nas rugas tipo pé-de-galinha, mas, além de suavizar as rugas, dependendo do paciente é possÃvel elevar a cauda da sobrancelha e conseguir um efeito lifting do contorno facial e do pescoço também.
A toxina também pode ser utilizada no tratamento do suor excessivo chamado hiperidrose. É aplicada na área que sua, como palmas das mãos e axilas, e dentro de uma a 4 semanas observa-se uma diminuição progressiva desse suor excessivo. Neste caso, a duração dos resultados costuma ser de até 1 ano.
Em algumas pessoas que possuem assimetria, como em casos de pacientes com paralisia facial, também é possÃvel trazer uma maior harmonia à face do paciente.
Mas como a toxina age?
As rugas de expressão se formam com o passar do tempo pelo uso de determinada musculatura. Com os anos, essa marca se torna aparente, mesmo quando o músculo está relaxado. O interessante é o tratamento antes de chegar a se formar essa ruga definitiva, relaxando o músculo, porém mantendo a expressividade e logicamente evitando o efeito máscara. Mas, mesmo em rugas definitivas e mais profundas se consegue uma suavização.
É um procedimento rápido, realizado com anestésico tópico, com pouco desconforto e que não afeta em nada as atividades do paciente.
E se parar de usar toxina, o que ocorre?
Quando deixamos de usar a toxina por qualquer motivo que seja, a pele não muda de uma hora para outra, mas volta de forma progressiva ao envelhecimento normal. Se o paciente utiliza toxina por muitos anos é esperado que se formem menos rugas e, com o passar do tempo, terá menos marcas de expressão.
Os resultados são visÃveis entre 48 horas a 15 dias depois da aplicação e toda a toxina que infiltramos vai sendo eliminada pelo corpo de tal maneira que, após 4 a 6 meses, já não há mais produto no corpo e seu efeito se perde.
Normalmente, o dermatologista irá solicitar um retorno após 2 a 3 semanas para avaliação da resposta.
E como é o pós procedimento?
Após o procedimento os cuidados são: não massagear a área tratada nas primeiras horas, evitar atividade fÃsica vigorosa no dia do procedimento e não deitar nas 4 horas seguintes. É contra-indicado em gestantes e pessoas com um tipo de doença rara, que causa fraqueza muscular, chamada miastenia gravis. Em alguns casos alguns pequenos hematomas podem aparecer logo após o procedimento, porém eles serão reabsorvidos pelo corpo em alguns dias, sem necessidade de nenhum tratamento.
Com quantos anos devo começar a aplicar a toxina?
Não existe uma idade definida para iniciar o uso de toxina. Seu dermatologista irá avaliar sua pele e sua musculatura para verificar se está indicado para o seu caso.
Normalmente as rugas começam a se formar em torno dos 30 anos. A aplicação no perÃodo de inÃcio da formação da ruga estática (quando se nota uma marca mesmo quando o músculo está relaxado) seria o ideal para evitar que a ruga fique marcada definitivamente.
É possÃvel melhorar qualquer ruga com uso de toxina botulÃnica?
A toxina visa melhorar as rugas através da paralisação da musculatura. Existem algumas rugas para as quais o tratamento não é feito com toxina e sim com preenchedor. Toxina botulÃnica é diferente de preenchimento!
Por exemplo, no caso do sulco entre o nariz e a boca, não há como paralisar a musculatura responsável, pois prejudicaria o sorriso. Neste caso, o indicado é utilizar uma substância que dê volume e preencha a ruga, sem afetar o movimento, como o ácido hialurônico. Também é possÃvel tratar as rugas com outros procedimentos, como o laser. Por isso, a realização de uma consulta médica com o dermatologista é fundamental para avaliar o que é melhor para cada caso.
Para não ter nenhum problema de assimetria ou evitar o efeito máscara, você deve sempre procurar por um bom especialista. Fale com seu dermatologista e veja se a aplicação de toxina botulÃnica pode lhe ajudar a ficar mais bonita!