Especialmente naqueles dias cinzas e chuvosos como hoje, às vezes nos bate aquele desânimo, aquela falta de criatividade, aquela preguiça…

Para estes dias, nada melhor do que aquela música preferida, fotos de momentos felizes, um banho de espuma, imagens que nos fizeram ter idéias inovadoras e blogs com posts maravilhosos, não é mesmo?

Nestas horas, eu também gosto de folhear meus livrinhos de inspiração, que são caderninhos onde separo as imagens, fotos, campanhas e recortes de revistas que mais me inspiram e me fazem feliz.

Imagens que inspiram respectivamente os mega-fotógrafos  Mario Testino e Patrick Demarchelier , em reportagem da Vogue Inglesa de Maio. Esta reportagem rendeu várias imagens para o meu caderninho. Não são o máximo?

Tenho também uma pasta com imagens que separo aqui da Internê, mas vou confessar que adoro imprimí-las e tê-las fisicamente, para olhar antes de dormir ou jogada na cama numa tarde como essa.

Recomendo muitíssimo para minhas clientes e agora para vocês meus queridos leitores também.

Aprendi a fazê-lo durante meu curso no Marangoni e desde então não parei mais. Além de ser super útil nestes momentos como hoje, são divertidíssimos de fazer, aguçam nossa criatividade e reforçam ainda mais o estilo pessoal: é ótimo para separar as idéias que encontramos nas revistas ou blogs que podemos usar para atualizar a maneira como usamos nossas roupas e acessórios, combinações de cores, peças que gostaríamos de comprar para a próxima estação…assim corremos menos risco de comprar algo por impulso e nos focamos para comprar aquilo que realmente nos conquistou, já com idéias ótemas de como usar e coordenar!

Caderninhos de xita que comprei por R$ 5 na Le Lis Blanc para colar minhas imagens preferiiiidas!

Para fazer estes livrinhos  de inspiração, você tanto pode usar aqueles scrapbooks (quando fui à SP da última vez trouxe um lindo da Paper Craft) como pode comprar cadernos com capas fofas ou usar álbuns de fotografia.

A maior parte das minhas imagens pego de revistas e catálogos (Vogues, Bazaar, Elle, Mag! – aliás, a Mag deste mês está imperdível para quem quer se inspirar!), mas ultimamente tenho achado coisas cada vez mais LINDAS na internet tbm.

Para mim, os mais legais  são blogs com o look das blogueiras, com imagens fofas, com fotos das cidades ou com coisas vintage. Atualmente, meus blogs preferidos para achar inspiração são: Sartorialist, Le Blog de Paradis, The Cherry Blossom Girl, Wolfs on Blanche e Garance Doré, estes últimos todos de francesas foooofas. A Garance Doré é namorada do Scott Schuman do Sartorialist e, além de fotos lindas como as dele, ela também publica em seu blog seus desenhos maravilhosos. Estou louca para ter quadrinhos com os desenhos dela pela minha casa.

E o legal de pegar imagens da internet é que você pode fazer as montagens no Photoshop e imprimir direto em uma folha para colar no livrinho. Ou colocá-las dentro de uma polaroyd, transformá-las em P&B ou sépia…além de não destruir todas as suas revistas, claro. (Retirar a folha toda da revista ao invés de recortar somente o que você quer é uma dica boa para elas não ficarem todas picotadas).

jaqueta-jeans-inspiracao

Achei estes dias uma jaqueta jeans curtinha bem clarinha que eu usava ha uns 5 anos atrás no fundo do armário da minha irmã. Com estas imagens do The Cherry Blossom Girl e do  Frassy, me inspirei para voltar a usá-la nesta primavera. Não são fooofas?

Nos links aqui na barra do lado do blog (embaixo de “Para inspirar”) vocês acham ainda outros que eu fui separando ao longo deste caminho de blogueira também. –>

Eu não recorto somente looks ou fotos de roupas, mas imagens em geral que me inspiram. Procuro em revistas de paisagismo, em capas de CD, em papéis de presente…estes dias usei o papel da Le Lis como fundo de página para uma colagem e ficou lindo! Adoro fotos de Paris, de balões, bicicletas, de ambientes, de idéias de decoração…

As próximas imagens que vão para o meu livrinho: restante o papel de presente da Le Lis Blanc, cartões postais que eu trouxe da Alemanha, campanha da Chanel e da Prada, fundo de flores da campanha da Bebe, página de poesias retirada da Mag! deste mês, página de inspiração da Vogue Inglesa que eu achei LINDA…tudo pode entrar no livrinho de inspirações.

Para a montagem não tem regra pois o livrinho tem que ser bem pessoal mesmo, do seu jeito. Você pode usar vários temas para cada página como jeitos de usar uma calça, combinação das mesmas cores feitas de modos diferentes (misturando referência de roupas e decoração, por exemplo), até uma página para referências de estilo (estilo rock & roll, étnico, futurista, etc.), para sua próxima viagem (fotos do seu próximo destino, lugares imperdíveis para ir) ou com peças-desejo para a próxima estação.

O importante é ser um livrinho só seu, para as horas que você quer se sentir mais inspirada e feliz!