Demorei mas cheguei queridos, e com muita informação!

O SPFW está em seu penúltimo dia mas já podemos falar de tendências concretas que já vieram do Fashion Rio e com certeza encontraremos nas prateleiras pelo Brasil a fora.

As cores da estação são definitivamente o preto, cinza, o vinho e o vermelho merthiolate. Não tem erro pessoas, é o que também estava em alta no Hemisfério Norte no inverno passado.

Xadrez e renda na Colcci

Também muitos metalizados (em estilo mais futurista) e tecidos brilhosos com o cetim, vinyl e nylon estão em alta, além de estampas xadrez e quadriculadas. Não esqueçam também do couro que está em to-das para este inverno: esta é a hora de comprar aquela jaqueta bomber que você estava namorando!

Estampa de cavalo e calça de vinyl de Forum Tufi Duek
e Patchwork de couro no desfile da Cori

Pode investir sem pestanejar também em alfaiataria e roupas estruturadas: blazers bem cortados, ternos com calças mais ajustadas, casacos de abotoamento duplo, vestidos acinturados, saias lápis e inclusive macacões.

Blazer de moletom da Osklen e casaco de alfaiataria da Cori, ambos em cinza

O blazer de moletom (da Osklen) ou de veludo é um must-have para os meninos e os vestidos mais curtos (tipo cocktail dress) de cetim em tomara-que-caia preto para as meninas também.

Calça ajustada de Alexandre Herchcovitch

Por falar em calças mais ajustadas, quem apostava no fim da skinny se enganou: as silhuetas estão marcadas e sensuais – as roupas deste inverno são todas mais justas, de calças a vestidos!

Calças de montaria e johdpurs (aquelas abauladas no quadril, mais justas na perna, de cintura mais alta e cavalo levemente baixo) marcaram presença em praticamente todos os desfiles e valem uma ida ao provador para testar. Não use junto, mas as botas cowboy voltaram também, junto com outras peças que lembrem montaria como estampas (de cavalo e outras animal prints) e franjas.

Calça de montaria de Reinaldo Lourenço e a calça
do momento no desfile de Priscilla Darolt

As rendas e transparências fazem ótimo contra-ponto com a alfaiataria que tende a ser mais masculina, além de maxi-colares e tricôs (desde mais grossos e rústicos até os mais finos). E atenção para a volta dos coletes!

Renda e transparências no vestido de Lino Villaventura

As parkas e casacos na altura do joelho, inclusive de abotoamento duplo também são tiros certeiros, tanto para homens quanto para mulheres.

Cintura alta de Gisele que desfilou para a Colcci

A cintura alta continua a todo o vapor também, para saias, calças e shorts.

No sábado volto com mais SPFW para falar dos destaques e de outras tendências que aparecerem nestes últimos dias.

Beijocas!