Cada pessoa tem um corpo com características diferentes, com partes que chamam mais a atenção, com defeitinhos e partes que quer mostrar mais ou menos. Com as roupas conseguimos disfarçar o que não gostamos mais facilmente, mas na praia ou na piscina nossos corpos estão expostos para quem quiser ver e muita gente (para não dizer todo mundo!) fica constrangida na hora de colocar o biquini.

No Claro Rio Summer e em outros eventos de moda praia que aconteceram aqui no Brasil vimos a quantidade de estampas e modelos diferentes (e lindos) que estão espalhados nas vitrines, o que dificulta ainda mais na escolha do modelo ideal.

Pensando nisso resolvi passar aqui para vocês algumas diquinhas de como escolher o biquíni que vá valorizar melhor sua silhueta para todos poderem passarem pelo verão mais elegantes e confiantes. A esolha do biquíni certo faz toda a diferença na sua aparência e auto-estima!

Uma silhueta muito tradicional aqui no Brasil é a pêra ou triângulo, que é caracterizada por quadris largos, pernas mais grossas, peitos e ombros pequenos (em relação ao quadril). As pêras têm a cintura mais marcada, enquanto o triângulo não.

Quem tem estas carcterísticas deve apostar em:

Parte de cima

  • Estampas, detalhes e texturas mais chamativas
  • Cores mais claras
  • Apliques de pedrarias, argolas e tudo o que der volume
  • Bojos
  • Alças mais finas
  • Os modelos podem ser cortininha, tomara que caia ou frente única

Parte de baixo

  • Cores neutras, escuras e sem brilho
  • Laterais mais largas (pode ser de amarrar mas o laço não pode ser fino)
  • Se for amarrar, opte por fazer um nó e deixar os fios caírem ao invés de fazer lacinho pois este alarga ainda mais o quadril
  • Estampas somente miúdas e com fundo escuro

Biquinis para quadril largo: discretos na calcinha e cheios de detalhes no soutien

Se você for baixa, fuja de calcinhas de cintura alta ou muito pouco cavadas (achatam as pernas) e aposte em listras verticais que alongam a silhueta.

A silhueta contrária à pêra é o triângulo invertido, onde se encaixam as pessoas que possuem os ombros mais largos que os quadris e, normalmente, têm seios grandes também.

Para pessoas deste grupo o que vale é o contrário das pêras: detalhes e estampas na parte de baixo ( invista sem medo em laços laterais e brilhos) e cores escuras e opacas na parte de cima.

Cuidado especial na hora de comprar o soutiã: compre o tamanho certo que acomode bem os seios, não os sufoque e não os deixe cair!

Os biquinis precisam sustentar e acomodar adequadamente
os seios grandes, sem apertar ou deformar

Os modelos ideiais para pessoas com seio maior são os frente única e meia taça, aqueles com ferrinhos que dão sustentação na parte de baixo. Aposte também em alças mais largas e uma opção boa são as alças cruzadas que dividem o peso dos seios entre os ombros.

Se você for alta, as listras horizontais na parte de baixo trazem a ilusão de mais curvas no corpo. Se seu seio for pequeno, pode usá-las na parte de cima também.

Biquinis para silhuetas retangulares: estampas, acessórios, pedrarias,
argolas e assimetrias para trazer curvas e movimento ao visual

As pessoas sem muitas curvas (ombros, cintura e quadris são basicamente da mesma largura), da chamada de silhueta retangular, devem usar e abusar de laços e esampas para trazer mais movimento ao corpo.

As ampulhetas, ou pessoas com medidas de ombro e quadril semelhantes e cintura marcada, podem usar praticamente todos os modelos. O ideal é não desbalancear, ou seja, se for destacar em cima, destaque embaixo também, sempre com atenção para os detalhes de seio, quadril a barriguinha.

Para disfarçar a barriguinha saliente (em qualquer silhueta) opte por partes de baixo de cintura mais alta (mesmo as baixinhas neste caso) que podem também ser acinturadas com cintinho, ou maiôs (que estão super em alta e são chiquérrimos!). Em ambos opte por tecidos lisos, de cor escura e opacos.

Para disfarçar a barriguinha, maiôs opacos e de
cores escuras ou biquinis de cintura alta

No caso do biquini, opte por poucos detalhes na calcinha, principalmente nas laterais para que estes não acentuem o volume da barriga.

Se escolher maiô, fuja das cavas muito altas demasiadamente retrôs ou muito baixas que achatam as pernocas (ui!). Como estão em alta, existem maiôs na medida para todos os gostos!

Se a sua silhueta for oval, ou seja, seios e cintura mais largos do que os ombros, seu objetivo é alongar o corpo, então opte por pelo maiô, sempre em cores escuras e opacas. Para escolher, use as mesmas dicas de biquini para quem tem seios grandes e barriguinha saliente.

Atenção em todos os casos para biquinis e maiôs apertados!! Não existe coisa mais uó do que peças que ressaltam as gordurihas, néam? Opte por modelos que não te apertem e não tenha vergonha de usar um tamanho maior para ficar mais confortável e elegante. O importante é o biquini ou maiô estar em harmonia com a sua silhueta.

No próximo post vamos falar de acessórios de praia! Até lá!

Beijocas,