Enfim chegamos ao último post da nossa semana da moda profissional. Foi mais longo do que eu previa e no fim não foi somente uma semana, mas acho que os posts ficaram bem legais e eu me diverti e aprendi muito pesquisando.
Então, pra encerrar, vamos falar um pouco das cores e estampas.

Hoje em dia já podemos ousar um pouco mais nas cores no look profissional, sempre atentando para os excessos.


Eu normalmente coloco cores em um parte só (blusa ou casaco), em lenços, cintos, bolsa ou sapato e procuro manter o resto do look mais neutro. Esses dias vi um executivo de terno chumbo com camisa e gravata lilás, tom sobre tom e achei LINDO! O look ficou mais modernoso, mais fresco e ousado, sem sair do formal. É tudo uma questão de estilo!

A dica para não errar é evitar a mistura de cores muito fortes que possam cansar quem está te olhando, principalmente em dias em que você será o centro das atenções, como na apresentação de propostas, palestras, etc.

Uma camisa colorida embaixo do blazer, um cardigan de cor mais alegre fica adequado mesmo para os ambientes mais formais, desde que o restante do look seja mais neutro. Os looks tom sobre tom também estão super em alta e ficam sofisticados, olhem esse da foto abaixo como ficou chiquérrimo!


As estampas menores e com fundo escuro costumam ser mais formais, e as maiores, mais abstratas ou de animais são mais informais. Além disso, as estampas maiores tendem a chamar mais atenção para onde está o estampado, deixando a pessoa mais “cheinha”, ou seja, estampas menores (e com fundo escuro) são mais recomendadas para pessoas que não querem chamar a atenção para uns quilinhos a mais. Mesmo assim, as peças estampadas chamam mais atenção, então use-as na parte do corpo que você gosta mais e quer mostrar, e opte por algo liso e discreto nas partes que você quer disfarçar ou esconder.

Já sabemos que pode misturar estampa com estampa, mas eu não recomendo fazer isso no escritório. É aquela história: pode rapidamente se tornar “too much information”!

Na dúvida opte por uma peça estampada e o restante liso, a peça lisa sendo de uma das cores da estampa, assim ó: se a estampa é branco, azul e verde, você pode usar uma peça lisa branca, verde ou azul para combinar, sem destoar o look.


Acho que no fim, se você ainda estiver insegura mas quiser mesmo assim ascender o look, ainda mais agora no verão onde o tempo bom nos inspira a querer mais cor e frescor, opte pelos detalhes e brinque com os acessórios.

O importante é se olhar sempre na frente do espelho antes de sair pra trabalhar e se perguntar:

“Estou usando algo que está chamando demais a atenção e que pode roubar a minha cena?”

Lembre-se: no look, “menos é mais“, principalmente no ambiente de trabalho!! E isso vale para todos os assuntos dessa semana!! 😉

Bom, espero que tenham gostado desses posts!! Quero saber as suas opiniões e regrinhas pessoais também, portanto não hesitem em fazer seus comentários.

Beijocas e bom começo de semana!