Antigamente tudo era mais formal, mais clássico nos escritórios por aí: terninhos eram obrigatórios, as cores tinham que ser discretíssimas e nada de extravagâncias e modismos.

Hoje você já pode arriscar mais nas cores, nas peças mais modernas, ou seja, pode trazer mais moda mesmo para seu look de trabalhar. Isso, porém, não quer dizer que virou um “ôba-ôba” né gente! O ambiente profissional continua sendo o lugar para mostrar o seu conhecimento, suas capacidades, e é para isso que você deve chamar a atenção das pessoas, e não para seu decote ou pernitchas, néam?

Em qualquer ambiente de trabalho temos que projetar profissionalismo sempre, para os colegas, o chefe e, principalmente, para os clientes! Os funcionários são a imagem da empresa, e um funcionário com aparência ruim acaba refletindo negativamente na opinião das pessoas sobre a empresa onde ele trabalha. Super responsa né?

Portanto, mesmo em ambientes mais informais, existem regrinhas básicas que ajudam você a não cometer certas gafes. No post de hoje vamos falar de:

Comprimentos


Tem hora pra tudo né? Sempre digo isso. Escritório não é lugar para mini-saias, mini-vestidos e afins, mesmo que você tenha um pernão e mesmo com meia-calça!

Os comprimentos de saias e vestidos em ambientes profissionais devem ficar no máximo em cima do joelho. Deixe o seu micro-vestido para usar na baladinha de sexta ou para sair com o maridão no sábado. Mesmo em um ambiente bem informal, os comprimentos muito curtos acabam vulgarizando o look e acabando com o seu profissionalismo.

As calças também tem que estar com a bainha no comprimento certo: nada de arrastar no chão ou mostrar demasiadamente o pé. A barra da calça nova deve ser medida provando-a com o sapato que você vai usa-la para não ter erro, pois a maioria dos modelos de calça devem, idealmente, tocar o peito do pé e não fazer dobras. Normalmente isso significa ficar 3 a 4cm do chão.

Cuidado também com calças de cós muito baixos: a aparição de cofrinhos é uó total, em qualquer lugar!!!

O comprimento das blusas também é importantíssimo! Mostrar a barriguinha, por menos que seja, é gafe número 1! As blusas usadas por fora devem cobrir o cós da calça ou saia que você está vestindo e não devem subir muito e mostrar a barriga mesmo que você dê uma levantadinha no braço.

Quanto às calças cigarrete ou capri para ambientes formais, recomendo as de alfaiataria. Para tirar o ar mais informal, opte por uma camisa mais sofisticada, um balzer e/ou sapatos de bico fino.

Atenção para os casaquinhos e cardigãs também, nada de muito curtos! Aliás, pessoas com quadris mais largos e bumbums volumosos devem apostar em comprimentos que cubram essas partes, sem exageros.


Ufa! Acho que é isso!

Beijocas e até amanhã!

Todas as figuras do Net-a-porter.