A pedidos de meu querido amigo Alex, vou finalmente fazer um post sobre sapatos masculinos.

Como bem disse Gloria Kalil, hoje em dia é bastante difíil fazer listas de “tem que ter” pois os estilos, rotinas, proporções e afins são super variados, ou seja, cada um tem que procurar o que se encaixa melhor em seu guarda-roupa. Porém existem algumas etiquetas que ainda devem ser observadas e então acho que esta lista é bem válida, nem que for somente para guiar você na hora das compras.

Foi-se o tempo em que um homem só tinha um tênis e um sapato social e isto era suficiente para que ele pudesse circular na maior parte de seus compromissos.

Hoje em dia, um homem que quer se vestir bem precisa de mais opções.  Não quer dizer que você vá agora ter a mesma quantidade de sapatos que sua mulher, longe disso, mas existem sapatos que são essenciais para que você fique adequado às diferentes ocasiões de sua rotina, sem passar por constrangimentos!

Os sapatos sociais, também conhecidos como business ou dress shoes, são os sapatos para serem usados em ocasiões mais formais, com ternos, calças sociais, etc. Estes são divididos em 2 categorias:

Oxford

Os sapatos Oxford são os mais clássicos de todos e são realmente essenciais no guarda-roupa de todos os homens. Caracteriza-se por um modelo fechado em que a gáspea (a parte que final da amarração que cobre o meio do pé) e a parte traseira do sapato são mais altas que as laterais, possuindo amarração estreita com cadarço da mesma cor, sola de madeira (ou outro material que não borracha), são geralmente de couro e tem poucos ou nenhum detalhe em sua superfície.

Eles podem parecer caretões ou conservadores demais para você, mas a verdade é que são os mais versáteis que existem pois vão bem no trabalho (e em entrevistas!), casamentos, funerais, formaturas, primeiros encontros e tudo o que vier no meio!

oxfords

Oxfords tradicionais que podem e devem ser usados com ternos e especialmente em ocasiões formais.

Existem vários tipos de Oxford, porém os mais comuns são os lisos (que parecem que o sapato foi cortado de um pedaço de couro só pois não possuem costura) ou com ponteira.

No escritório, opte por um preto com couro mais opaco e poucos detalhes. Em eventos sociais formais o preto também é o mais indicado mas o efeito pode ser mais lustroso, e em uma ocasião mais contemporânea  as cores podem variar para o marrom, caramelo ou marinho.

oxfords-sport

Oxfords informais pois o solado é de borracha. Estes são ótima opção para variar o tradicional em momentos mais informais e também para quem não gosta de Mocassim.

Como são versáteis e você provavelmente os usará muito, vale a pena investir em um sapato bom, preferencialmente de couro.

Mocassim

O mocassim é aquele que todos conhecem, podendo ser mais esportivo ou formal. Ele é caracterizado por ter uma costura desenhando a gáspea e por sua base ser inteira e envolver todo o pé. Normalmente os masculinos possuem salto baixo ou nenhum salto, no caso dos mais esportivos.

Apesar de ser bastante versáteis e ter vários modelos diferentes também, ao contrário dos Oxfords, os mocassins não ficam bonitos em qualquer homem, então o melhor é provar e se olhar na frente do espelho.

mocassim-post

Algumas opções de Mocassim que podem ser usados com ternos mais, calça social e até jeans em momentos mais informais.

Os mocassins tradicionais (loafers), de solado de madeira e sem muitos detalhes, podem substituir os Oxfords com ternos em ocasiões mais relax e são considerados “esporte-chique”. Porém em eventos sociais e ocasiões formais os sapatos de amarrar são obrigatórios!

Os mocassins de couro que possuem uma tira sobre o peito do pé, também conhecidos como Monk Strap, podem ser usados com ternos mais informais, calças sociais e jeans. São uma ótima pedida para ocasiões como casual day e jantares com amigos, onde o Oxford seria “over”.

Eu pessoalmente prefiro estes com tira para homens mais novos (até 35 anos) pois acho que os sem tira (loafers) dão uma “envelhecida” no visual, mas isso é uma opinião pessoal mesmo. Se você já possui um Oxford, invista em um Mon Strap!

sapato-preto-gucci

Monk Strap da Gucci

O mais tradicional Monk Strap é aquele da Gucci que fez sucesso por anos e até hoje é considerado essencial por muitos homens. Este estilo fica muito legal com jeans para sair à noite, se se encaixar em seu estilo.

Os mocassims em couro camurça ou sem solado (aqueles com pininhos de borracha por exemplo) são os mais informais e são os únicos que podem ser usados com bermudas e camisa polo.

mocassim-sport

Mocassins esportivos.

Nos próximos post continuamos com sandálias, chinelos, outros sapatos mais informais e muitas dicas!

Até lá!