Olá pessoal!

Todos sabem como é difícil voltar à rotina após um período de férias, principalemnte no final do ano, com reuniões em família, festas, praia, aperitivos, comidinhas gostosas, enfim… É tudo uma delícia, mas é preciso começar a pensar e se preparar para voltar aos treinos com muita força de vontade e, claro, segurança.

E qual a maneira correta de recomeçar as atividades físicas sem provocar lesões ou fadiga?

Primeiramente, é necessário pensar em não sobrecarregar seu corpo. Não adianta querer voltar com “tudo”, mesmo se você ficou somente algumas semanas parado. É preciso ir com calma. Após 2 semanas sem atividade física, o corpo já começa a sentir algumas perdas e sua aptidão física já não é mais a mesma, por isso, vale a atenção.

Não tenha pressa! Retome seus treinos com uma intensidade menor, diminua sua carga e o ritmo em seu treino aeróbio. Na primeira semana, você pode até iniciar com uma outra rotina de treinos para a fase de readaptação até voltar ao seu treino anterior.

Tome cuidado com os excessos e jamais pense em “recuperar o tempo perdido”, pois isso pode levar a lesões indesejadas e pior, fazer com que realmente você tenha que parar de treinar.

Volte com calma, respeite seus limites, e aos poucos retome sua rotina de treinos. Não deixe a preguiça ou a falta de tempo falar mais alto…

Uma dica ótima é aproveitar o verão para fazer atividades físicas ao ar livre… Na praia, no fim de semana, aproveite para dar uma caminhada na beirinha do mar, ou jogar um frescobol, vôlei…  O importante é não ficar parada.

Um beijo,

Andrea