Adorei o artigo que li hoje escrito pela Carol Davidson, minha professora de consultoria de imagem de NY. Nele, ela fala que fazemos resoluções de ano novo para tudo, mas muitas vezes esquecemos de pensar em nossa imagem e no nosso armário, não é mesmo?

Tomei a liberdade de traduzir o artigo dela livremente para vocês, pois achei as dicas ótimas e super válidas para todas nós.

Leiam com carinho e sem cobranças: coloquem em prática duas ou três e vejam o que vão conseguindo adaptar durante o ano.

Style resolutions for 2013, por Carol Davidson

1. Afine ainda mais seu estilo pessoal único

Procure em revistas e sites imagens que lhe agradem e crie uma pasta com elas para depois, com calma, analisá-las: o que elas possuem em comum? Talvez cores, silhuetas, estilos ou marcas? Comece a cultivar (ou refinar) seu estilo para que você saiba o que procurar e sempre ame o que está vestindo. (Já fiz um post sobre a pastinha de inspirações aqui, clica!)

2. Identifique seus pontos fortes…

…e depois valorize-os! Não sei porque, mas parece que sempre ficamos apegados ao negativo. Que tal usar o tempo e energia que você gasta tentando esconder aqueles defeitinhos pensando no que você tem de incrível em nas melhores maneiras de destacá-los?

3. Analise com calma o seu guarda-roupa

Tente entender o que funciona e o que não, e por quê. Desapegue-se das coisas que simplesmente não são úteis e dê nova vida a elas fazendo doações ou passando para as amigas!

4. Não adie os reparos e as manutenções

É super frustrante querer usar uma peça que lhe deixaria linda e não poder porque tem um botão faltando ou precisa fazer a bainha. Assim como você agenda seus outros compromissos, agende também a ida à costureira e à tinturaria.

5. Organize seu closet

Só de pensar você já fica com preguiça? Divida a tarefa em turnos de 1 ou 2 horas e espalhe-os durante as próximas semanas. Entenda como funciona sua rotina e em como a organização do guarda-roupa faz mais sentido para você. É por tipo de peça, por cor ou por momento (trabalho, lazer, balada, etc.)? Coloque uma música bem animada para tocar e tome um tempo depois para apreciar sua “obra prima” de itens organizados! (Veja dicas ótimas nos posts sobre organização aqui!)

6.  Encontre novas formas de combinar suas roupas

Escolha uma peça por semana e se desafie a encontrar novas formas de coordená-la: novos acessórios, novas partes de cima ou de baixo e assim por diante. (Por falar nisso, a maioria dos meus clientes não precisa de novas peças, somente uma ajudinha para ter ideias frescas de como combiná-las. Se precisarem de um help é só entrar em contato! 😉 

7. Faça uma listinha concisa de compras

Não entre em uma loja – eu repito, não entre – sem uma listinha focada de compras em mãos! Isto te impedirá de chegar em casa com peças “legais de ter” ao invés das que você “precisa ter”.

8. Tome a decisão consciente de fazer escolhas mais inteligentes

Assumindo que uma peça se encaixe perfeitamente em seu corpo e seu orçamento, pergunte-se: você realmente a amou? Ela lhe valoriza? Ela representa você em seu melhor?

9. Colora sua vida!

Ninguém vive somente de neutros o tempo todo. Um jeito fácil de adicionar cor em seus looks é através de uma bola, sapato, cor de esmalte ou como parte de uma estampa. As cores não só trazem mais “interessância” aos looks como nos deixam mais animadas em dias chuvosos, nublados ou frios.

10. Descubra que conforto e estilo não precisam ser mutuamente exclsivos

Separe um tempinho para encontrar itens que estejam nas duas categorias (ou contrate uma ajudinha, que tal?). Afinal, ninguém deveria ter que sofrer por causa da moda, não é? Mas ninguém precisa sacrificá-la pelo conforto também.

11. Faça compras 2x por estação

Uma no início para comprar os essenciais (aquela calça social preta que você precisa ou uma bota linda para o frio) e no final (aproveitando as liquidações) para adquirir poucas e boas peças-desejo, nas quais você ficou pensando durante a estação.

12. Aprenda a aceitar elogios de forma graciosa…

…pois eles virão! 😉

— # —

E aí, gostaram? Vamos aplicar?

Beijos,

Roberta Carlucci