Olá queridos,

Fui convidada pela primeira dama de Florianópolis, Francine Mendes, junto com um grupo #top de pessoas influentes e da imprensa, para fazer parte de um projeto social muito especial desenvolvido por ela em parceria com a Prefeitura: o Mãos à Obra.

O objetivo é apoiar e ajudar algumas das instituições sócio assistenciais focadas em idosos e crianças mais necessitadas através de doações diretas de itens de uso diário, financiamento de obras de melhorias, doação de móveis e materiais de construção, aquisição de produtos advindos das instituições e através de trabalho voluntário envolvendo toda a sociedade, seja através de empresas ou pessoas físicas como nós, que mesmo com um pequeno gesto já podemos fazer uma grande diferença.

Maos a obra

“Iniciamos a visita nestas seis entidades em janeiro deste ano. Percebemos que elas não possuem nem o básico para se manter. Há a falta de infraestrutura, mas também de itens como fralda geriátrica, fósforo, materiais de limpeza, materiais educativos, como jogos e livros no caso das crianças. A proposta do projeto Mãos à Obra é a de alinhar as iniciativas público e privadas para auxiliar estas instituições, além de torná-las conhecidas diante da sociedade, para que outras pessoas possam ajudá-las diretamente”, ressaltou Francine.

Maos a obra lancamentoNa apresentação do projeto, ao lado de Francine e das outras colaboradoras!

São ao todo 48 entidades, sendo que neste primeiro momento estamos focando nas seis que estão mais precárias ou que apresentam maior número de beneficiários:

1. Instituição de Caridade e Apoio ao Desamparado (ICAD): situada no bairro Ratones, moradia coletiva para idosos de 60 anos ou mais, que possuem ou não o suporte familiar. A iniciativa da instituição, denominada Cantinho dos Idosos, atende atualmente 58 pessoas.

2. Ação Social Paroquial de Ingleses: atende atualmente 50 crianças entre 6 e 14 anos em situação de vulnerabilidade social. Lá contam com o apoio e suporte da instituição, mantendo-se deste modo fora das ruas e de situações de risco.

3. Associação Novo Alvorecer: em Coqueiros, atende hoje 80 crianças de 5 a 15 anos, oferecendo aulas de música e atividades que envolvem artes, esporte, aulas de inglês e reforço escolar.

4. Associação de Pais e Amigos do Menor: situada no bairro Areias do Morro das Pedras, atende cerca de 100 crianças, com idades de 6 a 14 anos. As atividades realizadas no contra turno da aula consistem em: reforço escolar, aulas de artes, dança, esportes, atividades lúdicas e culturais.

5. Associação Gente Amiga: na Agronômica, atende 80 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e oferece oficinas de profissionalização em artesanato, patchwork e outros, além de apoio pedagógico, oficinas educacionais e aulas de esportes.

6. Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação: a entidade presta assistência a 55 idosos e 20 crianças, todos abrigados em regime de 24 horas, além de 150 crianças na educação infantil. No ambiente atuam cuidadores, enfermeiros, assistentes sociais, professores, médicos e psicólogos, que garantem a atenção e cuidados necessários aos beneficiados.

O projeto será lançado oficialmente nesta quinta-feira, dia 10/09, no Il Campanário e começará com todo o vapor!

Venha fazer parte você também!

As maiores necessidades destas instituições, além de obras estruturais, pinturas, móveis e afins, são: fraldas geriátricas, roupas de cama e banho, material escolar, livros infantis, computadores, leite em pó, cestas básicas e produtos de higiene.

Para doar basta entrar em contato conosco através da página do Facebook: facebook.com/MaosAObraFlorianopolis

Ou pelo instagram: @maosaobraflorianopolis

Você pode doar como pessoa física (que tal organizar uma jantinha entre amigas cuja entrada é algum item da lista acima?) ou também através de sua empresa, seja apadrinhando uma obra, disponibilizando pessoas para trabalho voluntário ou criando ações para que os funcionários contribuam também!

As doações podem ser entregues diretamente nas instituições ou na Secretaria Municipal do Turismo, sala 306, no Centro. Em breve teremos ouros postos de coleta em diferentes pontos da cidade. Assim que souber irei divulgar por aqui, ok?

Mãos à obra! 😉

Beijinhos,

Roberta Carlucci