Pois é, o chapéu escolhido pelos fashionistas neste ano é mesmo o panamá.
O modelo clássico que é o bege com fita preta é unisex, porém algumas lojas estão fazendo modelos com rendas, vazados, com flores e fitas coloridas que ficam super femininos, como este da Cantão abaixo.
O chapéu original é feito de palha da planta “Carludovica Palmata” e vem na verdade no Equador, mais especificamente em Cuenca e Montecristi. Fazê-los é uma tradição de família por lá e cada chapéu leva em média 4 meses para ficar pronto!
Existem diversos tipos de chapéu panamá que são classificados de acordo com seu trançado e sua
qualidade, sendo que as versões Montecristi e Jipijapa são as mais populares. Um bom panamá é feito de forma que o ar passe entre as tramas da palha, além de ser leve e maleável, perfeito para dias de sol.
Um dos modelos mais concorridos do verão foi o da Maria Bonita Extra, mas marcas como Cantão, Mara Mac e 2nd Floor também fizeram suas versões, entre muitas outras para todos os bolsos, claro!
A dica para usá-lo é prender o cabelo em um rabo de cavalo, trança ou coque baixo (o que funciona também para cabelos enrolados e crespos, sem medo!) e evitar usar maquiagens muito pesadas, principalmente nos olhos.
Na fila abaixo o modelo clássico da Alice Disse e da Mara Mac por R$ 218.
Se for tirá-lo em algum lugar fechado para não encomodar os vizinhos, procure um espelho para arrumar as madeixas e não deixá-las amassadas.
Na hora de guardar, também não amasse o chapéu e mantenha-o sempre limpo e em lugares secos e arejados para não causar mofo na palha.