Em tempos de crise, onde a maioria das pessoas está contendo gastos e repensando seus hábitos de consumo, o melhor que temos a fazer é nos voltarmos para o acervo que já temos no armário. Afinal você já investiu tempo e dinheiro naquelas peças e, na maioria das vezes, acaba usando só uma pequena parcela delas, não é verdade? Além disso, este acervo pode conter alguns tesouros que estavam bem escondidos nas pilhas de trás ou guardados naquela sacola para “olhar depois”, então esta é uma boa hora para re-significar seu armário e usar a criatividade para atualizar seus looks.

Nestes períodos, é tempo também de investir em conhecimento para tomar decisões mais acertadas e jogar menos dinheiro fora com compras mal planejadas, que não multiplicam suas opções e não te fazem mais feliz no dia-a-dia.

Veja abaixo alguns passos para ajudar:

1. Faça um bom levantamento do que tem no armário e uma triagem daquilo que já não está mais legal, deixando somente as peças que realmente tem o seu estilo, funcionam na sua silhueta e mostram o melhor de você. Recomendo abrir um vinho, colocar uma música animada e ir por tipos de peças, uma pilha de cada vez! Prove o que tiver em dúvida, separe as peças em bom estado para doação e se despeça sem dó daquilo que não faz mais sentido para você!

2. Recorra à profissionais como costureira, sapateiro e tinturarias para revitalizar itens que estiverem precisando de manutenção e realmente valerem a pena, afinal estas manutenções são muito mais em conta do que peças novas, né? 😉 Tinja aquela calça preta que te veste superbem mas está desbotada, faça a bainha naquela camisa que você não usa por estar comprida, troque os botões do casaco do qual você perdeu o botão reserva, revitalize aquela bolsa de couro linda e assim por diante.

3. Depois, tire um tempinho para montar looks legais para diferentes ocasiões da sua rotina com as peças que você tem, tentando fazer diversas combinações para diferentes formalidades e temperaturas (já fiz um post com uma técnica muito legal para você fazer isso. Veja clicando aqui). Lembre-se da mensagem que quer transmitir em cada ocasião, com quem irá falar e dos seus objetivos, e faça combinações que transmitam aquilo que deseja, sem esquecer dos acessórios e sapatos!

4. Fotografe as produções que montar e salve em uma pastinhas especial do celular para ter como referência e inspiração naqueles dias de preguiça ou mais pressa!

5. Crie uma lista de compras com as peças que realmente estão fazendo falta em seu armário, para que assim você guie sua próxima ida ao shopping (ou passeada pelas vitrines online) e evite comprar por impulso ou sem necessidade. Com o orçamento mais apertado, mais do que nunca é importante priorizar aquilo que você usará mais, tem mais qualidade e criará mais possibilidades de looks com o que você já tem em casa.

Quer mais inspiração? Então separe um tempinho para ver nossos boards recheados de referências lá no Pinterest, ler esse post sobre looks de inverno cheios de estilo ou esse com ideias para deixar seus looks quentinhos mais interessantes. E tem ainda este com mais ideias para sair da inércia na hora de se vestir!

E aí, o que você tem feito para otimizar o que já tem e comprar de forma mais inteligente?

Até a próxima,
Roberta