Neste penúltimo post da nossa sequencinha sobre arrumação de guarda-roupas vamos falar sobre os cabides e alguns acessórios que podem facilitar a organização dentro de nossos armários.

Cabides

O principal é livrar-se de todos aqueles cabides de lavanderia, que são verdadeiros sabotadores de roupas!

Depois disso, a minha primeira recomendação é tentar padronizar ao máximo todos os cabides. O ideal é ter todos da mesma cor, preferencialmente daqueles de acrílico transparentes ou de madeira (como os da foto), que praticamente desaparecem e não interferem em nada no visual do armário. É muito importante que o cabide fique “invisível” no todo, se integrando com as cores e as formas do seu closet, para assim podermos ver de fato nossas roupas.

Muito cuidado também com os cabides de saias, aqueles com ganchinhos. Os ganchos, na maioria das vezes, machucam os tecidos, podendo deixar marcas até permanentes. Você pode optar por colocar suas saias em um cabide comum, dobradinhas no meio, ou também por proteger os ganchos com bolinhas de feltro, daquelas que compramos para colocar nos pés das cadeiras para não arranhar o chão. O mesmo vale para os cabides de calças masculinas que possuem ganchinhos também.

Para que não escorreguem dos cabides, existem adaptadores de silicone que se coloca na base do cabide, deixando as calças e saias mais firmes e também marcando menos a dobra.

Procure sempre observar o tamanho e a largura do cabides. É importante que os ombros das camisas e dos casacos não fiquem caídos, pois podem deformar com o tempo. Assim, procure os cabides na largura certa, que acomodem bem as mangas.

Casacos com ombreiras merecem cuidado especial, e existem cabides com ombros mais larguinhos (cabides de casaco), que acomodam bem este volume a mais e são mais resistentes ao peso.

Acessórios

Ganchinhos no armário para pendurar os cintos pela fivela são ótimos, pois muitas vezes os cintos enrolados acabam ficando com o couro rachado e ressecado. Estes mesmos ganchinhos podem servir para acomodar os colares das mulheres também.

Capas de TNT são a proteção ideal para casacos, blazers e vestidos de festa. Ao contrário das capas plásticas que vêm da lavanderia, eles deixam os tecidos respirarem e diminuem as chances de mofo.

Se você deixa seus sapatos em caixas, procure substituí-las pelas caixas de acrílico transparentes ou usar truques como tirar fotos dos seus pares e colá-las em cada caixa, viradas para você. Isso permite que você veja que sapatos tem, podendo usá-los com mais frequência e evitando compras desnecessárias.

Divisores de gavetas são um acessório ótimo, especialmente para gavetas grandes ou pessoas que não conseguem manter a organização no dia-a-dia. Procure os de acrílico transparentes também, mantendo a política de maximização de visibilidade.

Beijocas e até a próxima!