No curso de consultoria de imagem temos, claro, uma matéria de marketing pessoal. Para o trabalho final, fizemos uma pesquisa de benchmarking para conhecer quem são as pessoas que fazem o que fazemos, quais são so diferenciais de cada um, o público-alvo, etc. e junto com isso também tinhamos que escolher um ícone fashion: uma pessoa ou pessoas nas quais nos inspirávamos e que admiramos de verdade em nosso meio.
Muitas pessoas escolheram atrizes, a Glorinha Khalil, Erika Palomino, Lilian Pacce, e eu admiro estas personalidades-chave da moda brasileira de montão também. Mas, mesmo antes de adotar este mundo da moda como meu, sempre tive uma admiração muito grande por Costanza Pascolato. A coluna dela na Vogue era sempre a primeira coisa que eu lia quando a revista chegava, e é até hoje!

Costanza e a filha em Milão

Além de ser, na minha opinião, uma das pessoas mais elegantes e sofisticadas do país, ela faz críticas de moda como ninguém, tem uma visão ampla e concreta da moda no Brasil e no mundo, é culta, enxerga sutilidades e detalhes que poucos vêem e, além de tudo, descobri que é super simpática e acessível.

Para mim, ser elegante e sofisticada não é só se vestir assim ou assado mas é a postura que você tem perante os outros, é vestir a roupa (e não ser vestido por ela), é a maneira de falar, de olhar, é educação, sobriedade, delicadeza, criatividade…é um estado de espírito mesmo, que é para poucos algo natural e autêntico de fato. E neste sentido Costanza é mestre!

“Luxo é misturar coisas caras e baratas”, diz ela. Anotaram?

Eu adoro ver as fotos do bastidores dos desfiles e, nas fotos do SPFW (abaixo) e do Sartorialist (acima), ela veste sapatilha e alguns looks total black de uma maneira inspiradora, coordenando poucas e boas peças, sempre super elegante! Inclusive repetindo o casaco Prada preto e verde, usando calça sarouel e jaqueta jeans, sem medo ou preconceito!

Inspiração para todos nós, já que a crise está solta e a bola da vez é mesmo preto e confort-fashion.

Para saber mais sobre Costanza, clique aqui ou aqui.

E agora quero saber: quem é seu ícone fashion e o que é ser elegante para você?

Beijocas!

Fotos Sartorialist e Oficina de Estilo.