Olá queridos,

Quero apresentar a vocês minha mais nova parceira e anunciante deste website: a Letícia Portella Design de Jóias!

Conheci a Letícia por acaso e logo tivemos vontade de juntar forças. Fiquei super feliz por ter encontrado mais uma empresária catarinense cheia de empolgação e talento para representar o estado nacional- e internacionalmente.

Fiquei muito empolgada com mais esta parceria e convido vocês a conhecerem mais sobre a Letícia, que é uma querida, e suas criações, que são lindas de viver!

Roberta Carlucci: Olá Letícia, tudo bem? Super bem-vinda ao website Roberta Carlucci! 😉 Nos conte um pouquinhosobre a Letícia Portella Design de Jóias.

Quando e como tudo começou?

Letícia Portella: Ainda cursando a faculdade de marketing fui à Itália fazer um curso de design de móveis. Chegando a Florença me apaixonei pelas jóias da Ponte Vecchio e de Arezzo, cidade vizinha, também na Toscana. Ainda antes de começar o curso troquei de design de móveis para design de jóias… foi aí que tudo começou!

De volta ao Brasil, procurei onde poderia dar continuidade a essa formação. Então durante as férias da faculdade (janeiro e fevereiro) eu ia ao Rio de Janeiro fazer cursos desde a partede produção/ourivesaria, modelagem em cera, até gemologia e design de jóias em si. Foi um momento muito importante para definir alguns conceitos e caminhos a seguir. Depois de me formar, voltei para o Rio e passei um ano fazendo a pós graduação em design de jóias da PUC-Rio.

RC: Quais são as características mais marcantes de suas peças?

LP: Gosto de desenvolver jóias clean e sofisticadas. Acredito que ‘’menos é mais’’ e gosto de traduzir isso em minhas criações. A mistura do metal, tanto a prata quanto o ouro, com pedras de todo tipo, cores e formas aparecem muito em minhas criações.

Trabalho muito com materiais não-convencionais, como chamam na joalheria, como a renda de bilro do litoral catarinense e o couro de peixe de tilápia, por exemplo.

RC: Qual foi o maior desafio que você enfrentou profissionalmente para fazer a marca dar certo?

LP: Acredito que os desafios aparecem a todo instante. A todo o momento precisamos pensar em algo novo e interessante para o mercado, e isso é um desafio constante, com certeza!

Porém, poderia citar dois momentos importantes para a construção da marca: primeiro a decisão de morar no Rio para fazer o curso na PUC. Nesse momento já tinha começado a trabalhar com jóias e já tinha algumas clientes, mas optei em sair e buscar me aperfeiçoar, e acho que fiz a escolha certa no momento certo.

Depois com certeza, montar a loja Letícia Portella, que no mês de dezembro faz 3 anos. Esse foi um momento de muita dúvida e escolhas importantes, mas acredito que foi um grande desafio e recompensador.

RC: Como funcionam suas coleções? De onde surgem suas inspirações?

LP: Não gosto de trabalhar coleções como no vestuário ou bijuterias. Acredito que a jóia não pode entrar nessa mesma categoria de um consumo tão volátil e quase descartável da moda de hoje. Trabalhar com coleções exige o cuidado de não vincular essa com uma estação ou um modismo simplesmente. Uma determinada coleção quando surge não acaba com as outras existentes, gosto de trabalhar com os temas de coleções antigas reeditando peças com a mesma linguagem. É preciso manter as jóias atuais durante muito tempo.

As fontes de inspirações são inesgotáveis… Acredito que o importante é ter o olhar atento e a cabeça sempre aberta. Tudo depende de como você vê o mundo ao seu redor. Passamos muitas vezes pelo mesmo lugar e não reparamos certas riquezas e peculiaridades daquele local… mas basta um click para um novo olhar e então criar com o cotidiano.

Gosto de trabalhar com a cultura local como fiz na coleção Rupestre, Renda-se e Divino. Mas também com culturas de lugares que me encantem em uma viagem, onde a cabeça está aberta e os olhos muito atentos como fiz com África… uma coleção que eu amei desenvolver, produzir e vender ! Alias, essa será uma coleção que será reeditada no ano que vem… Amo!

RC: E nos conte um pouco sobre a Letícia! Como você se descreveria? De onde vens e onde queres chegar?

LP: Essa pergunta é a mais complicada… Muito difícil falar de mim mesma… rsss… mas vamos lá: sou uma pessoa sonhadora, observadora, teimosa, cabeça dura e ansiosa. Mas também sou brincalhona, amiga e muito família.

Nasci em Porto Alegre, mas moro em Floripa desde os 5 anos. Minhas amizades e formação foram todas nessa terrinha maravilhosa, da qual não tenho a mínima vontade de sair. Quero muito formar uma família, ter filhos sempre foi um sonho. Hoje busco meu espaço no mercado e isso exige tempo e dedicação. Estamos nos estruturando para inserir a marca no mercado nacional e internacional.

Busco destaque na profissão que escolhi para ser referência como designer de jóias!

RC: Você sempre quis trabalhar com jóias?

LP: Sempre fui moleca, mas também muito vaidosa. Mas só comecei a pensar em trabalhar com jóias quando comecei a procurar cursos para fazer na Itália.

RC: Se você não estivesse criando jóias hoje, o que você estaria fazendo?

LP: Sou formada em marketing e hoje estou terminando MBA na mesma área. É algo de que gosto muito.

RC: Como é sua rotina como designer? Dia-a-dia, viagens, etc.

LP: Meu dia-a-dia basicamente é ir para a loja. Isso quando não tenho algum cliente para atenderem casa ou ir para o ourives acompanhar a produção. Na loja tenho um espaço ótimo para trabalhar, mas confesso que na hora de criar mesmo, quando estou desenvolvendo alguma coleção ou muitas encomendas para criar eu prefiro ficar em casa. Lá tenho um quarto só para as minhas ‘’bagunças’’, espalho meus livros, revistas e fotos com várias referências. Coloco uma boa música e velas com aromas cítricos… é praticamente um ritual rss… mas flui, isso que importa!

RC: Onde podemos encontrar as peças da Letícia Portella hoje?

LP: Hoje vendemos as jóias na loja Letícia Portella, centro de Florianópolis. Em breve estaremos com uma loja online, com link direto do site, www.leticiaportella.com.br

Serviço:

Letícia Portella Design de Jóias
R. Alves de Brito, 141, Loja 4
Centro, Florianópolis – SC
Fone: (48) 3024-3083
Email: contato@leticiaportella.com.br

Passem lá na loja ou cliquem no banner do site para conhecer! 😉

Beijocas,

Roberta Carlucci