Começou com o blog de streetstyle do jornalista Ari Seth Cohen, o Advanced Style, onde ele publica, desde 2008, imagens de velhinhas e velhinhos estilosos pelo mundo. O blog virou livro, cuja capa é uma imagem icônica de sua principal musa, Iris Apfel, e rende diversas exposições de suas fotos pelo mundo.

Mas, começando no ano passado, as grandes marcas tomaram gosto pelo assunto também e começaram a incluir musas mais maduras em suas campanhas, estas que sempre foram negligenciadas pela moda que desde sempre fez ode exclusivo à juventude.

Eu estou amando esse clima pois realmente acredito que estilo é atemporal e só se transforma e melhora com o tempo, vide tantas de nossas ícones também mais experientes como Costanza Pascolato, Jackie O., só para citar duas minhas. O mundo da moda finalmente está percebendo que tem que abranger mais outras facetas de beleza para atingir outros tipos de públicos não menos consumistas e sedentos por novidades, boa qualidade e bom gosto.

Que eu me lembre, a primeira campanha que eu vi vendo imagens de pessoas mais velhas foi justamente fotografada por ele para a marca de óculos de Karen Walker, em 2013:

Este ano Dolce & Gabbana trouxe 3 vózinhas italianas para sua campanha de Primavera 2015, inspirada na Espanha. Achei muito fofo ver a timidez da primeira e a naturalidade da foto super divertida:

 A atriz Charlotte Rampling (lembram dela em Dexter?), hoje com 68 anos, foi fotografada por Françoise Nars para a campanha comemorativa de 20 anos de sua marca de maquiagens, a NARS. Ela é a atual garota-propaganda da Audacious Lips Collection, de batons.

Já Marc Jacobs escolheu a maravilhosa atriz Jessica Lange, de 64 anos, para seu sua musa da linha de beleza para o Outono. Eu amei as fotos feitas por David Sims, muito diva!

Joan Didion, escritora influente de 71 anos, está em todas as revistas da temporada como a new face da Céline:

E Joni Mitchel, considerada a rainha do folk rock, empresta seu estilo para a última campanha da Saint Laurent Folk, fotografada pelo próprio atual diretor criativo da marca, Heidi Slimane, na casa da cantora em Bel Air:

Tomara que essa moda pegue por aqui também, afinal eu também quero ser velhinha estilosa e super pop como elas um dia! 😉

Beijos,

Roberta