Nem só de compras se vive nos EUA, não é mesmo?

Tudo bem que Miami não é conhecida por sua cena cultural como NY, porém existem sempre eventos, shows e exposições interessantes acontecendo em grandes cidades (no exterior, pelo menos!) e eu sempre aproveito minhas viajens para enriquecer um pouco meu lado cultural, afinal de contas é uma área em que, infelizmente, ainda se investe pouco em nosso querido Brasil.

Eu e meu marido sempre temos os sites “default” que pesquisamos antes de viajar para achar a programação cultural de nossos destinos: o LastFM, o Ticketmaster e o da revista Time Out. Neles, encontramos as datas de shows, festivais e outros eventos em praticamente todas as cidades que já visitamos e foi no primeiro que descobrimos que estaríamos em Miami no dia do show do Jamie Cullum, super artista de Jazz do qual somos mega fãs.

O show foi o máximo e, mesmo para quem não é fã de jazz, o Jamie (íntima!) é um cara muito talentoso, um verdadeiro showman, que faz interpretações maravilhosas de inúmeros artistas, de Rihanna (acima) à James Dean, além de tocar também composições próprias acompanhado de uma banda de músicos igualmente talentosos.

O teatro onde o show aconteceu, o Jackie Gleason Theater em Miami Beach, é pequenino e super charmoso e receberá ainda neste verão nomes como Seu jorge e Deftones. Vale à pena ficar de olho!

Como fica perto da praia, vale a pena sair do teatro e tomar um drink by the pool em um dos hotéis do Art Deco District. Nós optamos pelo Delano, hotel hiper estiloso recentemente comprado pela diva Madonna. O lounge externo é ainda mais agradável do que o Rose Bar e o restaurante também é maravilhoso. Visita obrigatória!

Porém, o maior complexo para shows de lá parece ser a American Airlines Arena, que fica na principal avenida da cidade, a Biscayne Boulevard. A agenda do local nos próximos meses inclui artistas como Rihanna e Shakira, além da nossa querida Ivete Sangalo. Visitem o site para mais infos!

Gostamos muito também de comprar o jornal local, e foi nele que descobrimos que estava tendo uma exposição sobre a história do crime em Miami, a “Crime in Miami”, no Historical Museum of Southern Florida. Para quem não sabe, Miami é pano de fundo de várias peripécias do famoso Al Capone, palco de gangues famosas e de seriados muito conhecidos como CSI Miami e Miami Vice e a exposição trata destas e de outras histórias de forma inteligente e iterativa.

Dresscode de museu no verão: roupas confortáveis, sapatinhos baixos (rasteira, sapatilha) e cardigan na bolsa, porque dentro do museu é sempre friiiio!!

Adoramos a exposição e aproveitamos para visitar também o acervo de quadros do museu e uma outra exposição sobre a história de Miami, igualmente interessante.

O complexo cultural no centro de Miami onde fica o Historical Museum, chamado de Metro-Dade Cultural Center, inclui também o Miami Art Museum (MAM) e a Miami-Dade Public Library (a livraria municipal), mas não é muito grande. Para quem quer se aventurar pela região, recomendo passar a manhã por lá e depois almoçar no Granny Feelgoods, um restaurante de comida natural que tem um vasto menu incluindo saladas, pastas, burguers até comida mexicana. Recomendo a Quesadilla (o guacamole é uma delícia) e também o Wild Mushroom Ravioli, mas somente para quem gosta de alho!

O preçinho é super honesto e o almoço de um prato + um iced tea sai, em média, 16 dólares, incluindo a gorjeta que, em Miami, normalmente já está inclusa na conta.

No próximo post trarei mais dicas de Miami e, na semana que vem, milhares de outras infos sobre NY. Fiquem ligados!

Serviço:

Jackie Gleason Theater
1700 Washington Ave.
Miami Beach, FL 33139
http://www.gleasontheater.com/

Delano Hotel
1685 Collins Avenue
Miami Beach, FL 33139
Fone: (305) 672-2000

Metro-Dade Cultural Center
101 West Flagler Street
Miami, Florida, 33130
Miami Art Museum: http://www.miamiartmuseum.org/
Historical Museum of Southern Florida: http://www.hmsf.org/

American Airlines Arena
601 Biscayne Blvd
Miami, FL 33132
http://www.aaarena.com/

Restaurante Granny Feelgoods
25 West Flagler Street
Miami, FL 33130
Fone: (305) 377.9600