Sempre tenho a impressão de que as pessoas são muito mais elegantes no inverno que no verão. Especialmente aqui no Brasil, onde  amam mostrar o corpo e às vezes passam um pouco dos limites, né?

Mas, a verdade é que o calor é tanto que só temos de vontade de jogar roupinhas leves, que “grudem” o mínimo possível e permitam sentir um pouco da leve brisa que sopra de vez em quando. Só que é aí que muitas pessoas acabam perdendo a elegância: mostrando demais em horas inapropriadas, usando tecidos que não permitem que a pele respire, esquecendo dos acessórios ou se vestindo de forma simples demais.

Por isso, resolvi passar para vocês hoje 6 dicas práticas para continuar se mantendo chic no verão, mas sem passar calor, claro!

1. Os tecidos naturais são os mais fresquinhos e elegantes

Nada de lycra, viscose e afins. Prefira os tecidos naturais como algodão, linho, seda e afins, que absorvem o suor natural do corpo e nem abafam a pele.

Que tal um short de linho ou uma regatinha de seda?

2. Não se esqueça dos acessórios!

Os acessórios são chave para deixar looks mais basiquinhos com um pouco mais de glamour. No verão, aposte em peças de boa qualidade, vistosas, coloridas, com pedras de verdade e bons metais, para que a pele não se irrite ou a transpiração as danifique. Nem os lenços precisam ficar de fora (ó este post aqui com inspirações incríveis para continuar usando no verão!)!

3. Continue apostando na terceira peça.

O que muda são as peças em si, mas a proposta de subir a formalidade (leiam mais sobre a regrinha aqui!) continua de pé, sabiam? Ao invés de casacos e blazers, aposte em coletes (de alfaiataria para o trabalho e de malha para o fimde), cintos com fivelas coloridas e bonitonas para glaourizar shorts jeans e batinhas, echarpes fininhas de algodão jogadas soltinhas sobre regatas e assim por diante.

4. E viva os metalizados!

Investir em rasteirinhas, sapatilhas, cintos, bolsas e outros detalhes em couro ou tecido metalizado traz um ar de “ryqueza” para o look, já perceberam? Fora que são tons super curingas, que combinam com tudo.

Ao invés de uma sandália tom da pele, que tal uma em dourado envelhecido? Se vier com pedras coloridas, melhor ainda!

5. Cores claras e tom-sobre-tom são tu-do.

Poucas coordenações são mais sofisticadas do que o tom-sobre-tom. De cores claras então são realmente muito chics, além de mais fresquinhas para o verão, já que as cores claras refletem a luz e o calor.

Coordene sua calça capri branca com uma blusa linda de seda bege ou areia, por exemplo. Complete com acessórios turquesa, rasteiras metalizadas e arremate com um chapéu panamá. Sucesso total!

6. Maquiagem leve de verão

A maquiagem no verão é mais leve, claro, mas não pode ser inexistente, né?

Sei que no calor dá realmente uma preguiça de caprichar muito, mas vale a pena continuar o ritualzinho de manhã para garantir uma aparência saudável e digna durante o dia.

Creme hidratante (preferencialmente não oleoso, em gel) para se certificar que a pele não vai produzir óleo extra, protetor solar (indispensável), corretivo (sempre!), um blush só nas maçãs (troque o rosinha por um mais bronze, que tal?) e rímel à prova d’água são um must.

Ah, e vale lembrar que a necessaire com produtinhos para retocar é mais que necessária em dias quentes, já que a maquiagem pode escorrer ou borrar com mais facilidade.

E aí, gostaram? Tudo anotadinho? 😉

Beijos,

Roberta Carlucci