Olá queridos,

No penúltimo post da nossa sequêncinha sobre Jeans, vamos falar rapidamente sobre as barras.

Com esta moda de boyfriend jeans estamos vendo muitas barras dobradas por aí, mas isso não quer dizer que ela pode ser usada por todos.

A barra dobrada, assim como a barra italiana (que é a permanentemente dobrada, né?), tende a achatar a silhueta pois cria uma linha horizontal na perna. Quanto mais diferente a cor da barra for da calça, mais achatador será o efeito. Além disso, ela dá a impressão de que você é baixinha, pois inconscientemente pensamos que barra dobrada é para baixinhas que não couberam na calça, não é mesmo?

Claro que se você for alta isso não é um problema, mas se se este não é o seu caso e você quiser dobrar a barra da sua boyfriend, procure fazê-lo em uma calça que não tenha tanta diferença de cor externa/interna ou compense este efeito achatador com um salto poderoso, de preferência da mesma cor ou de uma cor próxima a da calça, para dar mais continuidade à perna.

jeans-barras

Barra dobrada de cor bastante contrastante com a da calça, boyfriend com barra dobrada de constraste mais leve, calça com barra mais comprida para usar com salto e  mais curta para usar com sapatilha/rasteira.

Para outras calças que não a boyfriend, evite usar barras dobradas e faça-as de acordo com a altura do sapato que for usar. Seguindo esta lógica, o melhor é sempre termos calças para usar com salto e calças para usar com sapatilhas ou rasteiras, assim evitamos de ter que dobrar barras ou ficar de calças curtas (que também super achatam a silhueta!).

Ao fazer a barra do seu jeans, o ideal é que ela seja feita com a barra original, ou seja, a costureira corta a barra, tira o excesso de comprimento e depois re-costura a barra original de volta na calça na altura nova, assim você não perde o efeito original da calça e ela fica como se não estivesse sido mexida.

Se não puder ou não gostar da barra original, também é possível fazê-la normalmente (dobrando o tecido – barra simples), porém observe que a costura deve ser feita com a mesma cor de linha usada nas outras costuras da calça.

Barras desfiadas estão completamente fora de moda e são uó! Já passou a fase destas barras, mesmo.

No último post falaremos sobre as lavagens dos jeans, seus efeitos e adequações.

Beijocas,

Para continuar lendo, veja também os outros posts da sequência: