Olá queridos!

Enfim chegamos à parte final do nosso guia de dresscodes, agora falando de trajes Black Tie, também chamados de rigor ou tênue de soirée.

Veja também os guias anteriores: Esporte/Casual e Passeio/Esporte Fino e Passeio Completo/Social.

Estes tipos de trajes são mais raramente usados pois são para festonas meisssshmo como entrega de prêmios, formaturas e casamentos hiper glamurosos (lembra do casamento do Ronaldinho no castelo de Chantilly?) e afins.

Eventos Black Tie são a hora da super-produção, com muito glamour!

Vestidos longos e especiais, tecidos sofisticadíssimos, brilhos e bordados, sandálias com tiras delicadas ou peep toes de salto alto e fino que podem ser forrados de tecidos nobres, metálicos e com pedrarias, bolsas ou carteiras mínimas e elegantes de tecido ou metal, decotes, fendas e volumes são as apostas da vez.

Vestidos curtos somente se forem suuuuuper poderosos de verdade.

Vestidos do estilista Samuel Cornansck no último SPFW

É hora de tirar aquela jóia poderosa do armário ou investir em uma biju muito bem feita e sofisticada, com cara de jóia.

Para idéias, busque inspiração nas fotos do Oscar ou do Globo de Ouro que não tem erro, as melhores tendências de cores, modelos, maquiagens e sapatos para estes momentos estão lá.


Looks do red carpet no Golden Globes deste ano que aconteceu dia 11 de Janeiro

Cabelos e maquiagem devem ser impecáveis também e feitos por profissionais, então já marque o salão quando receber o convite!

Os homens não tem escapatória: é smoking preto mesmo. Camisa, gravata borboleta, sapato poderoso e muito bem lustrado. Coletes também são bem-vindos e deixam o traje ainda mais chique!

E para finalizar, barba muito bem feita ou aparada, cabelos cortados e perfume. Caprichem queridos!

Para estes eventos é preciso se organizar e pensar muito bem antes o que vai vestir, afinal não é todos os dias que se vai a um evento poderoso desses e é essencial estar vestido à altura. Vai comprar ou alugar o traje? Mandar fazer? Já tem todos os acessórios? Não corra o risco de não ir por falta de organização.

No caso das formaturas, o estilo pode variar de passeio completo a black tie, dependendo do local e horário do evento. Formaturas de Medicina por exemplo tendem a ser mais Black Tie para os formandos e Passeio Completo para os convidados, enquanto as de Engenharia por exemplo são normalmente Passeio Completo para todos, pelo menos aqui em Florianópolis.

Em todos os casos vale a dica: se o dresscode não constar no convite peça mais informações à pessoa que te convidou, pesquise o local da festa, certifique-se do horário (e chegue no horário também, néam?) e de quem você poderá encontrar lá para evitar surpresas.

E não se esqueça: toda e qualquer roupa tem que estar em harmonia com seu corpo e seu estilo. Não adianta você optar por uma roupa que vai vestir você, ficar desconfortável, com dobrinhas ou repuxada e mal cortada, mostrando o que não deve e te encomodando durante o evento.

O importante é estar à vontade e aproveitar a festa!

“Ao longo dos anos aprendi que o mais importante em um vestido é a mulher que o está vestindo.”
Yves Saint Laurent