Eventos que exijam Passeio Completo ou Social pedem obrigatóriamente terno e gravata para os homens.
O colete traz ainda mais formalidade ao look.
Você pode optar por um terno mais claro para eventos diurnos, como cinza ou bege, e escuros para a noite como preto, chumbo, marrom escuro ou marinho. Uma boa dica para sofisticar o terno nestas ocasiões é combiná-los com camisa de abotoadura, gravata de seda pura e/ou colete combinando com o terno.
O sapato deve ser social e bem lustrado, de preferência de cadarço e bico afunilado.
Para as mulheres, vestidos mais sofisticados longos, na altura do joelho ou curtos, do tipo cocktail dress. Para a terceira opção vale o bom-senso: o vestido tem que ser elegante e não curto demais. Os longuetes achatam a silhueta, por isso não recomendo.
Os tecidos devem ser nobres como seda, georgettes, cetim, musselines, xantungue, tafetá e podem ter bordados e brilhos.
Os sapatos ou sandálias são delicados, de salto alto e fino, materiais mais sofisticados como os forrados de tecido, verniz ou metalizados, de tiras finas e podem ter pedrarias e brilhos também, com cuidado para não exagerar (brilho no vestido, no sapato e nos acessórios é demais!).
As bolsas ou carteiras são pequenas e delicadas para acompanhar o estilo do vestido e do sapato. A maquiagem deve ser bem feita, podendo conter mais brilho e ser mais acentuada para as festas noturnas. Vale dar uma atenção especial para os cabelos também.
No tempo frio opte por meias finas e cardigãs ou mantinhas delicadas, de tecidos como cashmere por exemplo, sempre lisas!
Amanhã farei o último post da série com as dicas para eventos Black Tie/Rigor.
Beijocas!