Como falei no post anterior, existem 4 dresscodes básicos:

  1. Esporte ou casual – para festas, batizados e eventinhos durante o dia, informais
  2. Passeio, esporte-fino ou tênue de ville – para idas ao teatro, vernissages, coquetéis e festinhas à noite
  3. Passeio completo ou social – que é o caso das formaturas e festas à noite mais formais, casamentos, etc.
  4. Black Tie, rigor ou tênue de soirée – festonas tipo entrega de prêmios e formaturas super glamurosas, casamentos muito chiques, etc.
Neste segundo post vamos falar do dresscode passeio, também chamado de esporte-fino ou tênue de ville.

Nas ocasiões em que este tipo de traje é pedido, o grau de formalidade é maior em relação ao Esporte/Casual: as meninas devem subir no salto e optar por vestidos mais arrumadinhos, calças de alfaiataria sequinhas com blusas delicadas (como de seda por exemplo), transparências leves, texturas diferentes, bolsas menores ou carteiras e blazers bem cortados.

Os tecidos podem ser mais brilhosos como o cetim e a maquiagem mais elaborada, afinal estamos falando de eventos à noite, porém sem exageros. Evite estampas muito claras ou floridas também, elas caem melhor em eventos diurnos.

Deixe de lado tecidos muito informais como malhas de algodão, os shorts ou saias muito curtas e as plataformas e anabelas (só pode ser for realmente muito delicada, mas eu não recomendo).

Os homens devem apostar no paletó, calça de alfaiataria ou de pregas com sapato e camisa, sem gravata. Pode fazer também aquele tipinho mais moderno com calça jeans escura e de corte reto, camisa, sapato e blazer ou calça de alfaiataria, sapatênis de couro, camisa e blazer (sendo que o sapatênis tira a formalidade, então atenção para o tipo de evento!).

Outra opção é um terno bem cortado sem gravata e com uma camisa ou camiseta com estilo por baixo (como esta do Cauã Reimond na foto acima do último desfile da TNG no Fashion Rio 2009).

Amanhã volto com as dicas para eventos que peçam trajes Passeio Completo/Social.

Beijocas!