Este final de semana passei por uma casa de festas bem conhecida e sofisticada aqui em Florianópolis onde estava acontecendo uma formatura. Não sei ao certo que curso que era e nem a faculdade, mas era uma formatura à noite e em uma casa de festas prestigiosa, então me surpreendi ao ver o que algumas pessoas estavam vestindo: shorts, vestidos de malha floridos (branco e amarelo por exemplo), sandálias de plataforma, camisa de manga curta com gravata…
Formaturas são como casamentos: você tem que seguir um dresscode por mais que tenha seu próprio estilo, a menos que você queira chocar fazer algum tipo de protesto. É deselegante e desconcertante estar vestido demais ou de menos para um evento, seja ele qual for.

Pensando nisso, resolvi dar uma reforçada no assunto dresscodes ou regrinhas de vestimenta para vocês meus queridos leitores não terem mais dúvidas e estarem sempre lindos!

Existem 4 dresscodes básicos:

  1. Esporte ou casual – para festas, batizados e eventinhos durante o dia, informais
  2. Passeio, esporte-fino ou tênue de ville – para idas ao teatro, vernissages, coquetéis e festinhas à noite
  3. Passeio completo ou social – que é o caso das formaturas e festas à noite mais formais, casamentos, etc.
  4. Black Tie, rigor ou tênue de soirée – festonas tipo entrega de prêmios e formaturas super glamurosas, casamentos muito chiques, etc.

Vou fazer um post para cada um deles, começando hoje pelo Esporte, amanhã Passeio e assim por diante.

Para eventos com traje Esporte, as mulheres podem apostar em vestidos mais leves, podem até deixar o salto de lado e optar por algo mais confie como uma sapatilha, arriscar um jeans escuro, acessórios sem muito brilho, bolsas maiores (mas não esportivas!) e maquiagem leve (afinal é de dia, néam?).



Os tecidos podem ser informais também como algodão, crepe e lã e as cores mais alegres por serem eventos diurnos. Aqui sim você pode colocar um short de alfaiataria (não muito curto né?) e uma blusa ou camisa mais comportada para contra-balancear.

Vale também jaqueta de couro, casaquinho de tricô, chapéu panamá (super na moda), sandália rasteira com pedraria ou metálica e até uma anabela mais delicada.


Os homens não erram se estiverem de camisa polo, camisas de manga curta ou manga longa drobrada, calças de sarja ou alfaiataria mais casual e um sapato arrumadinho. Pode colocar calça de alfaiataria com tênis de couro ou all star que também fica bem atual.

Amanhã continuamos com trajes para o dresscode Passeio/Esporte Fino.

Beijocas!