Há algum tempo que estou para retomar o nosso glossário de moda, que começou super bem falando de calçados e não continuou desde então.

Na edição de hoje vamos falar de lenços, foulards, lenços palestinos, echarpes e pashminas e, na semana que vem, falaremos de cachecóis, xales e estolas. Tudo para saber diferenciá-los bem direitinho e entender de uma vez por todas o que é o que.

Vamos lá?

  • Lenço: de algodão, linho, seda ou outro tecido leve, os lenços têm formato quadrado, normalmente com medidas que variam de 40 x 40cm a 90 x 90cm.
  • Foulards ou carrés: lenços de seda quadrados, estampados e luxuosos, tipo os lenços da francesa Hermés.
  • Keffiyeh ou lenço palestino: lenço quadrado de algodão, com franjas, usado inicialmente pelo homens palestinos e trazido para o mundo da moda pela Balenciaga em seu desfile para o inverno de 2008.
  • Echarpe: também de tecido leve (seda, crepe, cetim, algodão, etc.), a echarpe tem formato de faixa retangular e comprida, que pode ser estreita ou um pouco mais larga.
  • Pashmina: também conhecida como manta, a pashmina na verdade é o nome da lã usada para fazer este tipo de echarpe, a lã cashmere. Esta lã é super fina, deixando a peça com um caimento, brilho e suavidade diferenciadas.

    Além disso, as pashminas também costumam ser um pouco mais largas e compridas do que as echarpes comuns.

    Hoje, entretanto, costumamos chamar de pashmina todas as echarpes feitas de lã fina e seus equivalentes artificiais.

Beijocas e até amanhã!

Roberta