E hoje é dia de continuarmos a falar sobre nosso glossário de moda, com mais alguns nomes de calçados. Para ninguém ter mais desculpas para ter dúvidas sobre o assunto! 😉

Clog Chanel, sandália gladiadora Miu Miu. Scarpin Christian Louboutin e sandália Oscar de la Renta.

  • Os clogs, que recentemente voltaram à moda coroados no desfile para a primavera 2010 de Karl Lagerfeld para a Chanel, são estes calçados de solado pesado de madeira, saltos grossos e taxinhas, como se fossem tamancos holandeses. São bem polêmicos, difíceis de coordenar e, na maior parte das vezes, desconfortáveis, mas para quem quer se arriscar, vou fazer um post nos próximos dias dando algumas dicas. Aguardem!
  • Sandálias gladiadoras são todas aquelas que lembram as sandálias que os romanos usavam na época do império. São normalmente rasteiras, em couro vazado e podem ter canos curtos, como a da foto, ou mais compridos até o joelho. Ficam interessantes em perninhas finas, com roupas que não lembram em nada a época de César, para que não fique parecendo fantasia, né?
  • Scarpins (pumps em inglês) são nosso velhos conhecidos, né? Must-have para as mulheres executivas, possuem o calcanhar fechado, como um sapato, saltos stiletto (bem finos e altos) ou também mais baixos, grossos ou estilizados e podem ter bicos finos, redondos ou peep toe, aqueles com aberturinha mostrando a ponta dos dedos do pé. Este da foto é o modelo mais clássico e curinga: preto, de salto e bico fino.
  • Sandálias meia-pata sempre rondaram a moda, porém deram um boom de popularidade no inverno passado e continuarão seguindo forte neste que está chegando. A meia-pata nada mais é do que esta plataforma colocada somente na parte da frente do sapato, compensando a altura do salto (nossos pés agradecem!). Ela pode ser colocada em scarpins, botas e outros calçados também.

Beijocas e bom feriado!