Como falei no post anterior, vamos começar nossa série sobre nomenclatura de moda com uma sequência de posts falando de calçados.

Será que vocês sabem o nome de todos os modelos? Comecem a testar seus conhecimentos agora! 🙂


Peep toed boot, ankle boot e bota montaria, Schutz. Cuissarde, Christian Louboutin.

  • Peep toed boot ou open toed boot. São as botas que possuem esta abertura na ponta, que mostra os dedinhos. O termo peep toe ou open toe quer dizer dedinhos abertos ou aparecendo, portanto todos os calçados que tiverem este tipo de abertura poderão ser chamados por estes termos.
  • Ankle boot. São as botas de cano baixinho, na altura da canela (ankle). Este modelo já vem forte ha quase 2 anos e continua neste inverno com força total. Para as baixinhas, agora no inverno o ideal é usá-las com calça ou meia-calça de cor parecida à da bota, para evitar um corte brusco na perna, que possui efeito achatador.
  • Bota de montaria. São as botas inspiradas nos calçados usados durante a prática de montaria. De cano alto, sem salto e de bico arredondado, são mais esportivas, porém não menos elegantes.
  • Cuissardes ou over-the-knee boot. São as botas desta estação, que possuem um cano tão longo que passa dos joelhos (over the knee), indo até a coxa. Este modelo gera bastante controvérsia pois facilmente fica vulgar e inadequado. Os 3 jeitos mais comuns de usá-la é cobrindo com uma saia mais longa, jogando-a com calça justa por dentro ou usando com saias e vestidos curtíssimos, mostrando pelo menos 3 dedos de perna. Essa última somente para quem pode, claro.

Até o próximo post!

Roberta