Olá queridos,

À partir do final deste mês começam as festinhas de final de ano das empresas e dos clientes de quem trabalha no mundo corporativo. É uma época bem atribulada, de final de projetos, de trabalhos de última hora, mas também de curtir estes momentos e aproveitar para conhecer melhor os colegas de escritório, os clientes e as pessoas que trabalham o ano todo em seu redor.

Entretanto, algumas pessoas não sabem bem como se portar nestes eventos, que apesar de muitas vezes mais informais do que o ambiente de trabalho, continuam sendo momentos onde a postura profissional não deve ser esquecida de forma alguma.

Por isso separei hoje algumas dicas para quem quer manter a elegância nestas situações, que vão de dresscode à etiqueta, para que tenhamos mais diversão e menos gafes em nossos eventos de final de ano.

Dresscode

Jantares formais pedem roupas formais. Ponto. Por mais que seja um evento de colegas de trabalho, sua roupa deve estar adequada ao ambiente e ao estilo do evento.

Claro que momentos como estes são uma ótima oportunidade para você fugir um pouco do seu guarda-roupa profissional de todos os dias, mas nem por isso as regras gerais de dresscode de trabalho deixam de ser aplicadas.

Como em qualquer evento, é importante estar muito bem apresentável e de acordo com o figurino estipulado. Preste bastante atenção no dresscode e, se necessário, peça mais informações aos organizadores da festa. E lembre-se: vestidinhos de malha, decotes generosos e comprimentos curtos não estão liberados em festas do trabalho, por mais informal que seja!

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Se for formal, vá de terno ou de vestido de festa, que pode ser curto (no joelho) se for especial, ou longo se a ocasião pedir. Sapatos/sandálias e acessórios também devem estar de acordo.

Eventos informais pedem mais cuidado ainda. Sabem o dia em que a maior parte das pessoas cometem erros ao se vestir? O Casual Friday. E aqui é o mesmo caso.

Eventos que não possuem dresscode específico deixam mais margens para erros e gafes, pois muita gente esquece que estará entre seus colegas de trabalho, chefes e clientes. Por mais que seja um churrasco, bermuda de surfista e havaianas podem não ser a melhor escolha, assim como saia o short jeans para as mulheres, além de quaisquer detalhes sugestivos ou sensuais (roupas justas, excessos, etc.).

Na dúvida, recomendo uma bermuda de tecido, camisa polo e tênis ou sapatênis para os homens e um vestido ou saia no joelho, parte de cima sem decotes chamativos e sandália para as mulheres. E lembre-se: plataformas e malhas informalizam qualquer produção, enquanto tecidos planos e saltos mais finos deixam o look mais chic.

Etiqueta

Em festas como estas, é comum que o regime seja de open food e open drink. Nestes casos, existem sempre pessoas que bebem em excesso ou comem como se aquela fosse a última refeição da vida. Quem já não viu uma situação dessas? Pois é, vergonha alheia na certa!

Para não fazer parte deste time, vamos manter a elegância e a compostura. Mais ainda se houver clientes entre os convidados.

Ninguém merece ficar alcoolizado na frente do chefe, falar besteiras para um cliente importante ou colega de trabalho para se arrepender na segunda-feira. Afinal, estes eventos também são, de certa forma, compromissos profissionais, né? É claro que você pode ficar mais descontraído e está liberado para uma tacinha de champagne, para sua cervejinha ou um drink que você goste, mas procure não exagerar.


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Com relação à comida também. Nunca vá com fome a eventos como esse (ou a nenhum evento, whatsoever), pois normalmente existem discursos, entrega de prêmios, anúncios e outros assuntos a ser discutidos antes do jantar ou almoço propriamente dito.

Espere que as pessoas mais velhas se sirvam ou pelo menos que seu chefe se levante antes de ir se servir e aguarde que todos em sua mesa acabem de comer antes de pedir sua sobremesa. E coma devagar, com cuidado nos talheres e na maneira de mastigar.

Evite também falar muito alto, dar risadas espalhafatosas, fazer brincadeiras de mau gosto e falar palavrões.

Vai ter DJ? Dance comportadamente, procure acompanhar seus colegas, mas sem dancinhas até o chão, pelamor! Ficou alegrinha? Troque sua bebida por um copo de coca-cola. Cansou? Sente-se de volta em sua mesa. Tirar o sapato, jamais! Nem aqui e nem em nenhum outro evento que seja.

Parabenize seus colegas que foram promovidos ou que ganharam menções da empresa, mesmo que você ache que eles não merecem (ou que você merece mais!). Evite fazer brincadeirinhas, mencionar histórias que envergonhem os outros, temas obscenos e intimidades. Discutir com seu marido ou esposa no evento? Fora de cogitação.

E por falar em maridos e esposas, não se esqueça de mencionar estas diquinhas para eles também, pois na festa vocês serão um e todas estas regrinhas, assim como o dresscode, valem para eles também.

Procure aproveitar estes eventos para se apresentar a colegas novos, retomar contato com pessoas de projetos passados, cumprimentar os chefes pelo sucesso da empresa (mas sem puxa-saquismo, né?!), introduzir sua esposa ou marido ao grupo e, claro, usufruir do momento de comemoração.

Sempre com a elegância e a postura de profissional que você é, dentro e fora da empresa.

Beijocas e bom final de semana,