O final de ano está aí, e com ele começa a maratona de eventos do trabalho, que estão cada vez mais criativos. O que antes era somente um amigo secreto da empresa está se tornando um evento badalado, muitas vezes em hotéis na praia ou no campo, com direito a diversas programações e diferentes necessidades de dresscode.

Nesta época recebo muito emails pedindo ajuda relacionadas à looks para estas ocasiões, com as mais diferentes configurações. Mas, o que todas possuem em comum?

São, e sempre serão, eventos de trabalho!

Por mais casuais que possam parecer, afinal são momentos para confraternizar e descontrair, você ainda está sendo avaliado como profissional e o que você vestir, assim como seu comportamento, irão, sim, se refletir em sua imagem na empresa. Assim, é importante manter uma postura coerente sempre e evitar todo e qualquer excesso, seja de bebida ou de pele à mostra. Já falei sobre etiqueta em festas da empresa aqui, lembram (clica!)?

Vejam abaixo algumas dicas de trajes para diferentes eventos durante o dia:

Almoços & churrascos

Para um churrasco ou almoço, as meninas podem apostar em vestidos mais descontraídos, no combo saia + blusa ou regata de seda, em calça capri + batinha acompanhadas de sapatilha ou anabela, maquiagem leve e um chapéu se for o caso. O essencial é manter o comprimento da perna não muito curtos e os decotes comportados, especialmente se já estiver com as pernocas à mostra. “Justezas” também devem ficar de fora, ok?

Se o almoço for mais arrumadinho, aposte em sapatilhas metalizadas e tecidos mais nobres, como renda, seda, crepe e em alfaiataria, que sempre dá um toque mais sério às produções.

Para eles, o combo bermuda de tecido e camisa polo é sempre bem vindo, uma calça chino com chinelo de couro e camiseta novinha também! Bermuda de sarja ou linho + bata também é outra opção, acompanhada de um docksider, tênis estilo all star ou mocassim.

Praia/Piscina/Barco

Se o evento for na praia, barco ou clube e requerer biquíni, escolha aqueles maiores e mais comportados, sempre em ótimo estado e nunca brancos (pelamor!), acompanhados de um belo kaftan ou saída de praia, chapéu e óculos de sol, além de um chinelinho ou havaianas de sua preferência. Nunca, jamais, escolha aquele modelo fio dental!

Evite ao máximo ficar desfilando de biquíni e não se esqueça de levar numa bela bolsa de praia um bom kit de protetor solar (ninguém merece tomar um torrão na frente do chefe!) e uma troca de roupa para o pós praia, que pode ser um maxi-vestido bonito (evite os mega estampados e as malhas) ou uma calça de linho com regata de crepe e um maxi-colar para dar o “tchan”.

Os meninos devem apostar em bermudas de tecidos leves com camiseta, havaianas e chapéu panamá, uma boa toalha de praia e belos óculos escuros!

Campo

No campo, como hotéis fazenda e no sítio de alguém, é importante observar o tipo de calçado: nada de saltos finos e sapatos que possam causar constrangimentos durante os possíveis passeios. O ideal são rasteiras, sapatilhas ou até mesmo tênizinhos estilosos e roupas confortáveis, mas sem perder o estilo, claro! Sugiro calça capri + sapatilha e camisa de linho, bermuda de alfaiataria + bata + tênis tipo keds ou all star ou maxi-vestido + sandália rasteira e chapelão.

Para os meninos, bermudas de sarja, linho ou de alfaiataria com docksiders, mocassins ou sapatênis, camisa pólo, camiseta de boa qualidade ou camisa despojada com as mangas dobradas e óculos escuros.

É importante também se informar se haverá alguma trilha ou banho de piscina, para levar os trajes apropriados, além de uma troca de roupa extra para qualquer eventualidade. Ah, e não se esqueçam do repelente!

E a festa do trabalho de vocês, como será?

Beijinhos,

Roberta Carlucci