Tenho recebido alguns emails nas últimas semanas de pessoas que vêm para Florianópolis passar férias e querem dicas de restaurantes e de onde badalar por aqui.

Vou começar falando da parte gastronômica, que é a que acabo explorando mais (vida de mãe e mulher casada, né?), e depois faço outros posts sobre programinhas e nights por aqui.

Espero que gostem!

Ostradamus, Ribeirão da Ilha, Almoço, $$$

Simplesmente AMO o Ostradamus: comida maravilhosa, lugar perfeito à beiramar (tente chegar cedo para conseguir uma mesa no trapiche, que é fechado mas mantém a vista) e atendimento impecável, o que é raridade por aqui.

Como o Ribeirão da Ilha é longe, vale à pena ir passar o dia e explorar a centro histórico, a paisagem pitoresca e depois sentar no restaurante com tempo para experimentar ostras fresquíssimas e outras entradas gostosas antes de pedir o peixinho de sua escolha. Ah, e não se esqueça de deixar espaço para passar no Tens Tempo (pronunciado tenxxxx tempo, haha), o café que fica em frente ao Ostra. É demais! Café Zegafredo e docinhos portugueses da melhor qualidade. Delícia!

Rod. Baldicero Filomeno, 7640 – Freguesia do Ribeirão da Ilha
Telefone para reservas:  (48) 3337.5711
Terça a Sábado das 12h às 23h, Domingo das 12h às 17h
www.ostradamus.com.br

Ostras gratinadas do Ostradamus!

Bate Ponto ou Pitangueiras, Santo Antônio/Sambaqui, Almoço, $$

Quando vamos para Sato Antônio, sempre vamos no Bate Ponto ou no Pitangueiras para comer frutos do mar, seja tainha assada ou camarão no catupiri, especialidade do primeiro. Ambos possuem deck na beira da água e diversas opções de entradas e bebidas.

Bate Ponto
Rod. Gilson da Costa Xavier, 51 – Santo Antônio de Lisboa
Telefone para reservas: (48) 3235.2121
www.bateponto.com

Pitangueiras
Rod. Gilson da Costa Xavier, 2829 – Sambaqui
Telefone para reservas: (48) 3335.0398
www.restaurantepitangueiras.com.br

Simple on the Beach, Jurerê, Almoço ou jantar, $$$

Pegar uma prainha em Jurerê é um programa bem tradicional para quem visita a Ilha e nada melhor do que ficar perto de um bom restaurante, que oferece serviço de praia e atendimento na areia, além de um espaço com mesas, chaises e ombrelones super estilosos no deck. O cardápio é dos mais variados e a carta de vinhos muito completa. Vejam mais detalhes no post que fiz sobre o lugar aqui!

Avenida dos Salmões, 1232 – Jurerê Internacional
Telefone para reservas: (48) 3369.6461 ou 9149.6783
www.facebook.com/simpleonthebeach

Gourmet Burguer Market, Coqueiros, Jantar, $$

Para comer um ótimo hamburguer aqui na cidade é preciso cruzar a ponte! Fui conhecer o Gourmet Burguer Market recentemente e virei fã: uma variedade super legal de carnes, acompanhamentos deliciosos e ambiente gostosinho na beira da baia, com atendimento super bom e preço justo. Se estiver cansado de comer frutos do mar, esta é a pedida!

Rua Desembargador Pedro Silva, 2045 – Coqueiros
Telefone para reservas: (48) 3024.2462
www.gourmetburgermarket.com.br

The Black Sheep, Centro & Lagoa, Jantar, $$$

Este é para os amantes de alta gastronomia japonesa. Lá, o chef paulista de origem coreana Emerson Kim, que veio morar na ilha recentemente depois de uma temporada no exterior integrando inclusive a equipe do famoso Nobu, está dando o que falar com seu menu degustação, o Omakase, (R$ 75 por pessoa): os 7 ou 8 pratos, feitos com ingredientes fresquíssimos e inusitados, são de comer rezando! O restaurante da Lagoa é bem simples, mas realmente vale muito à pena a visita. Ele tem também um sushibar no Majestic, dentro do bar The Roof, outro hotspot da cidade.

Avenida das Rendeiras, 1956 – Lagoa da Conceicao
Segundas e quartas das 19h às 22:30h, quintas das 19h às 23h, sextas e sábados das 19h à meia-noite
Relefone para reservas: (48) 3207.4337
www.facebook.com/BlackSheepSushiBar

Black Sheep Roll, uma combinação de salmão, aspargos, abacate e um creme quente de kani, ostras e vieiras. Demais!

Pizzaria Lenha e Oliva, Córrego Grande, Jantar, $

Para quem estiver cansado de comer frutos do mar, uma ótima pedida é a pizza da Lenha & Oliva! Amo a de abobrinha com polenguinho e a de Shitaki & Shimeji, especialmente se acompanhadas de uma saquerinha de frutas vermelhas. Hmmm…

Rua Vera Linhares de Andrade, 1870 – Corrego Grande
Terça a Domingo das 18h30 às 00h30
Telefone para reservas: (48) 3206.3242
www.lenhaoliva.com.br

FaryLand Cupcakes, Santo Antônio de Lisboa, Café da tarde, $

Para tomar um café da tarde delicoso saboreando os mais gostosos cupcakes, a Faryland é o lugar ideal, mas prepare-se para esperar na fila, pois o espaço é sempre super concorrido!

Caminho dos Açores, 1740 – Santo Antônio de Lisboa
Telefone: (48) 9132.3432
www.fairyland.com.br

Café Cultura, Lagoa ou Centro, Café da manhã ou almoço, $$

Adoro tomar café da manhã no Café Cultura, especialmente no da Lagoa: panquecas americanas, ovos beneditinos, croissants com geleia, waffels com doce de leite e outras delícias fazem um ótimo brunch de domingo e podem ser a parada ideal antes de pegar uma praia. O do Centro é um oasis no meio do caos e costumo ir para almoçar quando estou na correria por lá: ótimas opções de menus de almoço, risotos e sanduiches super gostosos servidos com salada.

Rua Manoel Severino de Oliveira, 669 – Lagoa da Conceição
Telefone: (48) 3334.0483

Praça Fernando Machado (Praça 15), 352 – Centro
(48) 3364-3223

www.cafeculturafloripa.com.br

Acho que é isso, gente. Floripa tem mais inúmeros bons restaurantes, mas estes são os que eu estou preferindo no momento. Se quiserem dar mais sugestões, são super bem vindas nos comentários!

Beijinhos,

Roberta