Olá pessoal, tudo bem?

Todos sabem dos benefícios que a atividade física regular traz para o nosso corpo, nossa mente, nosso humor…

Pois bem, hoje vamos falar sobre a importância do exercício físico para a manutenção de um sono regular e saudável.

Quem faz atividade física dorme bem, por isso, a recomendação é exercitar seu corpo pelo menos três vezes por semana.

Segundo pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo, a UNIFESP, quem pratica atividade física pelo menos 1 vez na semana, aumenta em 37% o período de sono em comparação com aqueles que sofrem de insônia crônica.

Mas atenção: vale a regra de que é preciso se exercitar de forma moderada, sem exageros, ok? Os pesquisadores afirmam que o esporte ou a atividade física quando praticados três vezes por semana, durante 30 minutos, prolonga as fases mais profundas do sono, o que faz você relaxar mais e acordar inteiro no dia seguinte.

Especialistas afirmam que a endorfina – produzida em resposta à atividade física – desperta uma sensação de euforia e bem-estar, sendo responsável por relaxar e diminuir as dores, estando assim associada a um sono regular e profundo.

Vale lembrar no entanto,  que os exercícios aeróbicos costumam desenvolver algumas funções no corpo que influenciam diretamente para uma boa noite de sono. Em uma corrida ou caminhada mais vigorosa, por exemplo, o sistema respiratório é mais exigido do que em uma sessão de musculação, o que reduz a possibilidade de apnéia ou ronco, que prejudicam seu sono.

Portanto, é importante que você se exercite de uma forma saudável, segura e, principalmente, torne a atividade física uma rotina em sua vida, de maneira feliz e prazerosa.

Encontre seu equilíbrio, sua atividade física preferida e mexa-se! Seu corpo e seu sono agradecem…

Um beijo e até o próximo post!

Andrea.

Imagem: Reprodução