Como sempre, o ciclo de palestras promovido por Samira Campos para o Donna Fashion DC arrasa, e a primeira, com a estilista Martha Medeiros, foi simplesmente demais!

Martha nos contou um pouquinho sobre como começou sua carreira na moda lá em Maceió, vendendo roupas no banheiro do Banco do Brasil, para onde passou em um concurso ainda muito jovem. Sentindo que aquilo não era para ela, resolveu sair do banco e abrir uma multimarcas, que logo prosperou e ganhou novas filiais. Nelas, Martha vendia “o suprassumo da moda brasileira”, pois acredita que sempre devemos buscar o melhor, sonhar alto e nunca nos contentarmos com pouco.

Porém, a estilista começou a perceber que o seu público queria mesmo eram peças diferentes, exclusivas e personalizadas, e foi então começou aos poucos a fazer um trabalho com algumas rendeiras locais, criando vestidos, xales e outras peças feitas manualmente, sob medida e sempre inspiradas no gosto do cliente. E assim nasceu sua marca.

Seu trabalho é sofisticadíssimo, todo feito a mão e sob medida para cada cliente. As rendas são um luxo só!

Hoje são mais de 200 rendeiras trabalhando para ela, espalhadas em pequenas comunidades à beira do rio São Francisco. Sob a batuta de Martha, elas produzem peças conhecidas mundialmente por seu primor, em renda de bilro, renda renascença, filé e em mix de materiais, que vão de vestidos de noiva e de festa a boleros, casacos, caftans, xales e afins. Um vestido de noiva pode demorar até 1 ano para ser confeccionado e é feito sob medida para a noiva, após muita conversa e inspirações.

As peças hoje são produzidas no Nordeste e montadas em seu atelier em São Paulo e Martha conta que seu maior desafio foi a profissionalização da mão de obra da rendeira, sempre visando a organização e a sofisticação do trabalho. “O luxo hoje é o artesanato com uma linguagem contemporânea”, conta ela. Sim, pois suas rendas não possuem absolutamente nada do esteriótipo de artesanato local que, segundo ela, “fica perdido entre o espaço tempo, não se encaixando em nenhuma tendência ou estilo especificamente”.

E o segredo para tanto sucesso, além disso tudo, é se aliar sempre com os melhores profissionais de cada ramo e procurar pessoas que tem paixão pelo que fazem, assim como ela e suas rendeiras. Além disso, a estilista conta que só produz peças que possuem o seu DNA, procurando sempre sua identidade e olhando para seus próprios produtos atrás de inspiração. “Para procurar o que fazer de novo, o importante é olhar para dentro, e não para o lado”, conta ela. “O que posso inovar com esta renda? É assim que me inspiro”.

Hoje sua Marca é queridinha de artistas nacionais com Hebe, Adriane Galisteu e Daniela Mercury, já exporta para alguns lugares do mundo e está em expansão para os EUA. Sucesso total com DNA nacional!

Minha foto de tiete! Virei mais fã ainda!

E sua grande lição para o público do Donna? “Sonhem grande! Acreditem que vocês são capazes de realizar o que querem e não se contentem com pouco!”. Fica a dica! 🙂

Beijocas,

Roberta Carlucci

Imagens: Hermes Bezerra com exceção da última, por Amanda Sasso com a minha máquina.