Na sexta-feira, último dia desta edição do Donna Fashion DC, foi a vez de Adriana Bozon, diretora criativa da Ellus, nos contar um pouquinho de sua trajetória na marca.

Adriana começou como trainee na marca de Nelson Alvarenga, pioneiro do jeans no Brasil, ha mais de 20 anos atrás e conta que a cada ano tenta re-inventar a marca para que ela continue sempre a frente, sempre com esta imagem inovadora e criativa que foi solidificada ao longo dos anos.

Desde o princípio focada no público jovem, a Ellus percebeu cedo que o investimento em marketing é de suma importância e ganhou ainda mais destaque por seus comerciais polêmicos e provocativos com modelos estreladas e ideias criativas.

Em sua primeira grande campanha, o tema “Tire a roupa para quem você gosta” foi mostrado com um casal se despindo dentro d’água ao som de Mania de Você, da Rita Lee. O comercial, passado em 1978 em plena ditadura militar, causou grande rebuliço e acabou firmando a marca entre o público jovem e a luta pela liberdade.

O jeans é mesmo o carro chefe da marca e onde o processo de criação é o mais rígido possível, da escolha dos materiais às criações e os modelos. Para a próxima coleção, por exemplo, foram usados mais de 40 tecidos, inclusive aquele que se parece com couro, nova invenção da Ellus para o inverno 2010. Para cada tecido são feitos testes artesanais de encolhimento, além de técnicas diferentes de estamparia, desgastes, tinturas e afins.

Para o jeans, Adriana conta que sua maior preocupação é a vestibilidade. Segundo ela, as inovações podem ser sutis para cada modelos, porém ela faz questão de mexer nos detalhes, pois são eles que faram a diferença.

A partir da matriz, novos projetos foram surgindo como a Ellus 2nd Floor, que apoiava novos talentos do estilismo nacional e a Ellus and Guests, que convida a cada estação importantes nomes da moda para expor algumas de suas criações junto com as coleções da marca e cuja segunda loja está aqui em Florianópolis, no Beiramar Shopping. Os convidados atuais vão de John Galiano e Margiela à Glória Coelho e Alexandre Herchcovitch.

“A gente acredita que nosso produto também tem que ter uma ótima embalagem, afinal nossos pontos de venda são nosso cartão de visita. Por isso fizemos um novo projeto arquitetônico para as lojas onde elas são basicamente um box de concreto amplo onde tudo é desmontável e customizável.” diz Adriana.

Outras parcerias incluem também a marca de vodka Absolut, para quem a Ellus fez uma embalagem customizada de couro, e o filme Alice no país das Maravilhas, de Tim Burton, que ganhou produtos e vitrines especiais na loja do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

A campanha atual, a Leather Denim, já conta com um painel gigante em 3D com Jesus Luz e a ruiva Cinthia Dicker, que pode ser visto dentro de ambas as lojas Ellus and Guests.

Adriana contou ainda que sua equipe de 110 pessoas conta constantemente com novos membros e convidados, que trazem novas ideias e pontos de vista para nunca deixar de ser criar coisas novas, criativas e mudar para continuar crescendo. “A nossa paixão é a mudança!”, diz Adriana, com o brilho nos olhos de quem ama o que faz.