Na semana passada dei uma entrevista para o Jornal Hora de Santa Catarina falando sobre sensualidade no ambiente de trabalho.
A jornalista me pediu para analisar os looks da personagem de Vanessa Giacomo na novela Amor à Vida, a secretária sensual Aline, e falar um pouco sobre como isso seria na vida real.
Vejam abaixo o resultado da reportagem, que está também no site do jornal Hora, aqui.
Seguem abaixo mais algumas dicas que ficaram de fora da matéria:
- O limite para decotes é a linha das axilas.
- Transparências devem ser usadas sempre com blusas por baixo e com moderação.
- Shorts e barriga de fora estão fora de cogitação no ambiente de trabalho.
- Quanto mais pele mostrar, mais sensual o look fica. Por isso, blusas e vestidos tomara-que-caia, alças muito finas e decotes nas costas, por exemplo, devem ficar para os momentos de lazer.
- Batom vermelho até pode ser, mas com discrição no resto do look e na maquiagem.
- Maquiagem carregada está fora de moda e escritório não é balada, né? Deixe o olho esfumado para a festinha de sábado.
- Calça legging é uma peça bem esportiva, ou seja, é preferÃvel apostar em uma meia-calça de fio grosso no lugar. Fica mais elegante e feminino!
- Roupas justas não ficam elegantes nunca e são super inapropriadas para o ambiente profissional. O mesmo vale para lingerie aparecendo.
- No caso de uniformes, uma maneira bem legal de dar um pouco mais de personalidade à eles é através dos acessórios: um colar legal, brincos que tenham a ver com seu estilo, um relógio vistoso, um óculos de grau mais moderninho são ótimas opções, mas sempre com cuidado com os excessos, peças muito grandes ou que façam barulho. É sempre bom se informar se a empresa tem alguma polÃtica relacionada à isso e o que é permitido ou não.
O ideal é manter sempre em mente que o escritório é um ambiente profissional. Se o look seria legal para uma balada ou um churrasco com os amigos, é quase 100% de certeza que ele não é apropriado para o trabalho, por mais informal que ele seja. Vejam mais detalhes sobre dresscode informal neste post aqui (é só clicar!).
Beijos e boa semana,
Roberta Carlucci