Qual mulher não fica louca da vida quando a unha começa a lascar, descamar e  ficar cada uma de um tamanho? E nada mais bonito e elegante que uma mulher com unhas bem cuidadas, não é mesmo?
Por isso optei por falar na minha estréia aqui no blog da Rô sobre como mudar alguns hábitos do dia a dia para ajudar as suas unhas a crescerem mais bonitas. Sim, existem muitas coisas que podemos fazer para melhorar a qualidade das unhas e principalmente não prejudicar ainda mais…
O aumento da fragilidade da lâmina ungueal  – que se caracteriza por unhas quebradiças, que descamam, lascam ou tem seu crescimento prejudicado – chamamos de sÃndrome das unhas frágeis. Várias podem ser as causas incluindo agentes fÃsicos, quÃmicos e doenças. PsorÃase, hipotireoidismo, diabetes, alopecia areata,  anemia  podem afetar as unhas, assim como carências nutricionais.
Nestes casos, a saúde da unha só é possÃvel ser reestabelecida com o tratamento da doença de base. Por isso, em muitos casos é necessário que você consulte seu dermatologista para obter um correto diagnóstico e tratamento. Assim como a pele e os cabelos, as unhas necessitam de alguns cuidados diários para que estejam sempre fortes e bonitas.
Aà vão algumas dicas:
[bullet_list]
- Evite traumatizar suas unhas: mantenha-as mais curtas – unhas muito compridas são mais sujeitas a traumas. Quando a borda livre vai muito além da polpa digital isso gera  pequenas batidas nas unhas  todo o tempo, o que podem deixá-las mais suscetÃveis a lascar e quebrar. Não use suas unhas como ferramenta para remover uma farpa, descolar um adesivo ou tirar um grampo – use alguma outra coisa!
- Não roa as unhas: o contato frequente com a saliva e o trauma gerado deixa a unha desidratada e fraca. Roer as unhas pode significar estresse ou ansiedade. Reflita e veja o que lhe incomoda, encare o problema e se policie para fugir desse mau hábito!
- Evite contato prolongado com água: a qualidade da unha é muito piorada quando estão constantemente úmidas!!! Quem  já não observou as unhas ficarem horrÃveis depois de um faxinão daqueles? Por isso utilize luvas quando for fazer a limpeza da casa, lavar a louça ou sempre que  utilizar produtos quÃmicos (sabão, detergente, cloro, água sanitária..). Proteger as mãos também é essencial principalmente para quem trabalha em ambientes úmidos.
- Evite o uso de removedores de esmalte com acetona:  a acetona desidrata a unha. Pode até ser mais difÃcil retirar o esmalte com removedores sem acetona, mas com certeza eles danificam muito menos suas unhas.
- Dê um tempo para as suas unhas: Sempre que possÃvel fique alguns dias sem esmalte e neste perÃodo aplique hidratantes  2 a 3 vezes por dia. A unha tem pequena capacidade de reter lÃquidos e quanto mais desidratada mais fácil ela quebra. Quando a unha está com muitas imperfeições muitas pessoas tentam esconder utilizando unhas postiças. Evite-as!! Seu uso também danifica as unhas.
[/bullet_list]
Em algumas pessoas com unhas frágeis o uso de substâncias orais como biotina pode ajudar .
Cuidado com alguns mitos: alguns estudos fizeram cair por terra o que se pensava sobre a relação entre resistência ungueal e quantidade de cálcio, por exemplo. Cuidado também com o uso indiscriminado de polivitamÃnicos. Na maioria das pessoas que não tem nenhuma restrição alimentar isso não só é desnecessário como pode incorrer em hipervitaminose. Para fazer uso de substâncias orais o melhor é consultar seu dermatologista para averiguar a necessidade, qual substância seria a mais apropriada e em que dose.
Esses cuidados são essenciais, senão nada fará sua unha melhorar. Estou certa de você consegue identificar alguma coisa que pode modificar no seu dia-a-dia para ter unhas bonitas.
Então, hora de arregaçar as mangas e de abandonar velhos hábitos!
E unhas lindas para todas vocês!