Nestes dias como hoje, onde pelo menos aqui em Floripa a sensação térmica é de “abraçando o sol”, a vontade é de ficar de biquíni o dia todo, não?

Sair do banho já suando e colocar a roupa é praticamente uma tortura e ir trabalhar mantendo a compostura enquanto sai do carro e não chega no ar condicionado está realmente difícil.

Por isso o post de hoje é dedicado a algumas dicas para que possamos continuar elegantes mesmo no calorão.

Confiram!

1. Aposte em tecidos naturais

Tecidos sintéticos normalmente não deixam que a pele transpire , ou seja, acabam abafando mais e causando mais transpiração. Por isso, o ideal em dias de calor é escolher peças de tecidos naturais, como algodão, linho, seda, crepe de seda, que absorvem bem o suor e mantém o corpo mais fresquinho.

Ah, e quanto mais fininhos e esvoaçantes, melhor!

2. Vá de cores claras

Estes são os dias perfeitos para montar aqueles looks monocromáticos que tanto admiramos nas fotos de streetstyle, nas cores branca, bege, rosé, creme, tons pastel e/ou tudo misturado também.

As cores claras refletem a luz e o calor, enquanto os tons escuros os absorvem, aumentando as temperaturas. É ciência! 😉

3. Cabelos para cima!

Sou dessas que não conseguem sair de casa de cabelo solto no calor: acho uó aquela sensação das madeixas grudando na nuca e nas cosas, eca! Por isso, aposto super nos coquinhos e em rabos altinhos, que me mantém mais fresquinha e protegem meus cabelos do suor, além de serem super charmosos, né?

Vamos aderir?



4. Poucos e bons acessórios

Impossível usar lenços no pescoço, maxi-colares e muitas pulseiras nestes dias escaldantes. Mas, para não ficar sem acessórios, que sempre dão mais bossa para os looks, apostem super em brincos longos e vistosos, anéis coquetel, cintos bonitos e amarrem seus lenços na bolsa ou no cabelo para arrematar o rabicó. Eu adoro!

5. Pés de fora, por favor!

Estes são os dias para aderir às sandálias, aos mules e aos peep toes! Nada de fechar os pés em sapatos quentes e escuros. Aqui a dica é estar com a manicure e os pés em dia para não fazer feio no escritório! Ah, em ambientes mais conservadores, o peep toe será a alternativa mais formal, mas sandálias abotinadas também podem cair bem.

6. Pouca maquiagem e produtos à prova d’água

As bases normais irão derreter, as sombras em pasta irão borrar e os lápis de olho com certeza ião transferir para a pálpebra, fato! Sendo assim, invista em produtos à prova d’água e passe o mínimo possível, para permitir que sua pele respire com mais facilidade: cremes leves, preferencialmente em gel, produtos em pó que dão aquela matificada, corretivo mais grossinho e uma necessaire com tudo isso para reaplicar no meio do dia. Ah, e muita água termal para hidratar tudo!


7. Cuidado com as alcinhas

Em dias como este dá vontade de ir de blusinha de alça, vestidos tomara-que-caia e costas e braços super de fora, né? Mas cuidem para que o excesso de pele à mostra não passe dos limites e para que o decote fique adequado, especialmente ao ambiente profissional.

O tomara-que-caia, por exemplo, não é indicado para o trabalho, assim como qualquer decote que deixe as costas de fora. Alcinhas muito finas podem ser sensuais demais também, ou seja, quando forem usá-las, prefiram partes de baixo mais comportadas.

Ah, e o limite para o decote frontal é na altura da dobrinha das axilas!

8. Para os homens, camiseta por baixo da camisa, sempre!

Para os leitores homens, uma dica infalível: coloquem uma camiseta 100% algodão por baixo da camisa de trabalho. Assim, quando transpirar, a camisa que irá absorver o suor e estas camadas acabam por criar uma sensação térmica mais fresquinha também.

Outra dica, se você é daqueles que suam demais, é levar uma camisa extra no carro para trocar no meio do dia.

9. Pernocas de fora são um must!

E, por último, nem preciso dizer: as peças-chave para estes dias são as saias e vestidos, né? E tem para todos os ambientes e gostos: mais formais, mais românticos, mais despojados, longos, midi, curtos e por aí vai.

O importante é achar aqueles que mais favorecem o seu corpo e estão adequados ao dresscode de onde você estiver indo. Ah, e sempre respeitar a altura máxima de 3 dedos acima do joelho para as peças de trabalho.

Caso precise ser calça, prefira as cigarretes ou dobre as barras de sua calça jeans para uma pequena amostra de ventinho nos tornozelos e muito charme! 😉

É isso, queridos!

Espero que tenham gostado e que estas dicas ajudem a aguentar firme esta onda de calor.

Beijinhos,

Roberta

Imagens: Atlantic-Pacific, The Blonde Salad, reprodução.