Uma das bandeiras que eu levanto no meu trabalho é utilizarmos nossa imagem de maneira estratégica e intencional.

Sendo a forma de comunicação poderosa que é, nada mais inteligente do que usá-la para transmitir o que desejamos ou precisamos, para nos dar aquele up necessário na autoestima e no humor e também, porque não, para alavancar nossas carreiras!

Comunicar profissionalismo através dos 3 âmbitos da imagem, que são a aparência (o que vestimos), o comportamento (nossos gestos, postura) e nossa comunicação não verbal (tom de voz, vocabulário, rapidez de fala, etc.) não é só importante, mas também eficiente para abrir as portas certas no seu trabalho, fazer com que as pessoas sejam mais receptivas para que você tem a dizer e lhe ofereçam mais oportunidades de crescimento.

Existem inúmeras maneiras de transmitir mais profissionalismo na sua imagem e é preciso lembrar que não é uma coisa só, mas um conjunto de fatores que irá reforçar esse conceito, mas algumas coisas ajudam, e muito. Arraste o post para saber!

Como sempre, não existem regras absolutas e nem uma coisa que funcione para todos. O ideal é que consigamos equilibrar o seu estilo pessoal e autenticidade com estes e outros elementos, para um resultado harmonioso e eficiente.

Veja abaixo algumas orientações:

1. De forma geral, cores mais escuras e opacas ou tons neutros e peças mais lisas são mais formais e sérios, assim como linhas retas, menos pele à mostra, boa qualidade e caimento. Aposte também nos complementos de alfaiataria e nas 3as peças para subir a formalidade, o que com certeza ajuda a comunicar mais seriedade, confiabilidade e profissionalismo.

Quando for usar cores mais claras, prefira os tons opacos e aposte nas combinações monocromáticas, tom-sobre-tom e cuide com as transparências.

2. Acessórios mais discretos e menores costumam ser mais profissionais e adequados para todos os ambientes de trabalho do que os super coloridos e chamativos. Mas isso vai depender, claro, do seu estilo e da área em que você atua.

3. Tão importante quanto a roupa que vestimos é também como escolhemos arrumar nosso cabelo, a cor das unhas, a maquiagem (ou falta dela)… Você não precisa fazer escova, mas deve, sim, deixar seus cabelos arrumados. Maquiagens mais leves e discretas, assim como unhas cuidadas e limpas também são mais polidas e adequadas para o ambiente de trabalho.

4. Lembre-se que seu comportamento também comunica sobre você, e muito!
Aspectos que ajudam bastante na sua reputação profissional incluem um bom aperto de mão, contato visual quando estiver conversando, postura ereta e calma, um bom vocabulário com português correto, escuta ativa, educação e respeito com os outros, além de ser uma pessoa pró-ativa e prestativa.

Gostou? Então comente aqui embaixo, vou adorar saber que estou trazendo conteúdo útil para você 🙂

Se quiser mais referências e inspirações, clique aqui para conhecer meu álbum no Pinterest dedicado a looks de trabalho.

Com carinho,

Roberta Carlucci