Gente, o fimde em São Paulo foi tudo!!

Além de tempo bom, fiz o curso de Análise de Coloração Pessoal com Ilana Berenholc que foi maravilhoso, revi e conheci queridos parentes e amigos, fui conferir o shopping Cidade Jardim (luxo, luxo, luxo!!), Iguatemi, alguns outlets, pizzinhas deliciosas, vinhozinhos, cafés na padoca…ai ai, só coisa boa!! Além da ótima companhia: mamis, Carol e Camila, super fofas!

O curso foi ótimo, super divertido e com um grupo maravilhoso de pessoas., além da Ilana que, é claro, arrasou! No primeiro dia já passamos por teoria das cores, história e já começamos com as análises de coloração através do sistema dos 12 tons, também chamado de análise sazonal expandida, que eu tinha mencionado para vocês no post das Rapidinhas.


Círculo das cores primárias (cores puras: azul, vermelho e amarelo), secundárias (mistura das cores puras em igual quantidade: verde, violeta e laranja) e terciárias (mistura das cores secundárias com as primárias próximas a elas)

Agora posso explicar melhor como funciona: ao invés de usar o sistema de teoria sazonal utilizado até agora, com as pessoas sendo somente quentes ou frias e se encaixando nas quatro estações tradicionais (primavera, verão, outono e inverno), o sistema dos 12 tons acredita que pelo menos 2/3 das pessoas não se encaixa nem em quente e nem em frio, ou seja, são NEUTRAS, ficando nos tons entre os quatro tons sazonais traidionais.

Estes tons intermediários não são influenciados somente pela temperatura, mas também pela intensidade/saturação e profundidade/valor das cores, ou seja, cores claras ou escuras e vivas ou opacas.


Cores quentes do outono.
As cartelas de cores das estações não são inventadas ao acaso: vêem das cores da natureza de cada época do ano.

Portanto, com este sistema, você pode ser somente quente e se encaixar na primavera ou no outono puros, pode ser somente frio e ser verão e inverno puros, e pode ser neutro como a maioria (e eu!!) e ter mais 8 classificações onde você pode se encaixar, o que facilita imensurávelmente a análise de coloração pessoal, tornando esta mais precisa e fácil de ser reconhecida.

Os contrastes frios do inverno

A análise de cores é um passo super importante da consultoria de imagem, pois a cor é o elemento da roupa com maior impacto visual e é feita considerando fatores essenciais da aparência: o subtom da sua pele (influenciado pela hemoglobina, caroteno e pela melanina), cor dos olhos e dos cabelos. As cores têm efeito estético mas também psicológico na aparência das pessoas.

Verao Os azuis e verdes frios do verão

Nas palavras da própria Ilana, “A roupa desempenha um papel crítico na formação da imagem, afetando a percepção que os outros têm de você, podendo valorizar ou sabotar sua aparência”.

Fazendo a análise de cores, podemos descobrir quais são as cores que mais harmonizam com a sua coloração pessoal, e que mais irão valorizar e complementar sua aparência. Essa classificação vai afetar a sua imagem como um todo, desde a escolha e combinação das roupas e acessórios até na maquiagem e na cor do seu cabelo.

Você pode descobrir que na verdade praticamente todas as cores ficam bem para você e que o importante na verdade são os diferentes tons da cor, ou seja, é um equivoco dizer que você não fica bem de vermelho: o tom de vermelho que você está usando é que pode não ser o tom que mais harmoniza com a sua pele, mas existem outros que provavelmente ficarão lindos!

Ótimo, não?

O colorido da primavera e as cores quentes das flores recém desabrochadas, da grama nova, das árvores…

Sim, porque nós as vezes não percebemos, mas as cores erradas podem apagar nossa pele, nos dar aparência de cansaço, envelhecer e destacar as ruguinhas e machas da pele, nos tornar amarelados ou acinzentados e até deformar nossos rostos!! É um terror queridos, trust me!! Todos nós já passamos por aquela situação de alguém perguntar: “nossa, você está bem? Está com uma expressão meio abatida hoje…” e você estar se sentindo 100% e não entender nem de onde veio a pergunta. Isto acontece muitas vezes porque a cor que você escolheu naquele dia está agindo contra você, já imaginou?

Eu como consultora de moda e imagem ofereço o serviço de análise de coloração pessoal usando a técnica dos 12 tons como parte da consultoria completa ou também de forma avulsa. Se quiser saber mais informações fique à vontade para entrar em contato através do email: contato@robertacarlucci.com.br.

Bom, depois de fazer as análises de cada um (até minha mãe ganhou uma análise de convidada especial feita pela Ilana, um luxo!!), passamos para a parte de contraste pessoal, combinações e significados das cores. Não preciso dizer que nos divertimos horrores e que saímos de lá super confiantes! Já fiz até a análise na minha cliente ontem e ela adorou!

Nosso grupo com Ilana

Antes de finalizar este post, não posso deixar de agradecer mais uma vez à Ilana Berenholc, super querida e profissional, pelo curso maravilhoso e dicas preciosíssimas que nos deu, ao grupo de queridos que fez parte do curso e tornou tudo mais divertido e interessante (Alexandre, Gabriela, Karen da Look and Like, Camila, Nara moreníssima do Pimenta Fina e Carol) e ao querido hair stylist e visagista Paulo Schettini do Espaço Schettini pelo up no nosso visual e auto-estima (sim, cortei o cabelo com o Paulo por indicação da Ilana e estou mega feliz!). Um super beijo para vocês amados!

E para vocês também meus queridos leitores que acompanham este blog!

Beijos,

Roberta