Olá queridos!

Depois de falarmos da sarouel e da calça cenoura, vamos falar das famosas e polêmicas leggings.

» Legging

A Elle diz que são a nova skinny e realmente elas têm feito a cabeça de muita gente desde o inverno passado. Agora, as leggings saem totalmente das academias e entram até no mundo do glamour: de lurex, de paetês, neoprene e estampas que vão da concinha ao xadrez.

legging

As leggings, que eram peças-chave nos anos 80, são um ótimo curinga no armário de qualquer mulher pois, sabendo como usá-las, caem bem em praticamente todas as silhuetas.

Cuidados

Quanto mais brilhante e clara a legging for, mais ela engrossará a perna, ou seja, se você já tem pernas grossinhas, procure leggings mais escuras. Porém as muito opacas também engordam as perninhas (especialmente as coxas), então cuidado especial com elas. No final das contas o melhor é provar, se olhar muito na frente do espelho e usar o bom senso, ne?

As estampas também influenciam na grossura da perna: estampas miúdas e de fundo escuro favorecem mais as perninhas grossinhas, enquanto estampas grandes ajudam a tornear mais as pernas finas.

Atenção também para o comprimento: como a legging fará um corte horizontal na perna, perninhas grossas pedem leggings mais compridas, que acabam na canela ou até abaixo dela, onde fica a parte mais fina da perna. Eu particularmente não gosto de leggings curtas fora da academia,  mas uma legging um pouco mais curta, tipo acabando no meio da panturrilha por exemplo, favorece mais as pernas finas pois o corte horizontal na parte mais grossinha dará a impressão de que a perna toda é mais grossinha também.

leggings-sartorialist

Leggings em gente da vida real, olha que ótimas dicas! Imagens do Sartorialist.

Além disso, o comprimento também é importante para a altura: quanto mais baixinha você for, mais comprida sua legging deve ser, pois assim a calça irá alongar as pernas e consequentemente o corpo todo. Um salto poderoso também ajuda muito neste efeito, claro!

Como usar

Leggings são perfeitas para usar com vestidos, shorts e sainhas curtas sem ter medo de ficar vulgar, ou seja, neste inverno, são uma ótima maneira de usar vestidos e saias sem passar frio, tipo substiuindo a meia-calça.

legging-lindsay-lohan

A atriz Lindsay Lohan é referência quando se fala em leggings, ela sempre está com uma e chegou até a lançar uma marca própria.

Outra maneira de usar é como calça mesmo, como você usaria a skinny. Dá para jogar com sapatilhas, com ankle boots e com botas de cano mais longo, que não deixam aparecer a perna emendando direto com a legging. Co sandálias também combina super, além de deixar o look mais feminino.

Se for usar com um scarpin, opte por bico fino para alongar as pernas. As sapatilhas e ankle boots acabam deixando as baixinhas mais baixinhas, mas é uma questão de se olhar no espelho e se sentir bem! Se você quiser usar, opte por uma sapatilha ou ankle book da mesma cor ou de um tom próximo ao da legging, assim cria um efeito alongador que equilibra o look. Neste caso também uma legging bem comprida é hiper aconselhável.

leggings-superstars

Legging nas celebridades para se inspirar também: Rihanna, Nicole Ritchie, Sienna Miller e Lauren Conrad.

Quanto as partes de cima, todo o cuidado é pouco: a legging não pode marcar o bum bum e muito menos a virilha, correndo o risco de ficar hiper vulgar (correndo o risco não, ficando mesmo!). Então o mais seguro é usar com partes de cima mais larguinhas e que cubram o bum bum. Camisetinhas, batas, blazers e cardigãs são ótimas opções e eu gosto muito também de fazer sobreposições, tipo uma camisetinha mais longa e uma jaquetinha mais curta (veja nas imagens abaixo) que cria um look super moderrrrno.

legging-looks

Fazendo sobreposição com camiseta e jaqueta de couro, com blusa transparente fica super atual para uma baladinha e um look mais sóbrio com blazer boyfriend é para as que querem usar o principal hit da estação!

E como a legging já é justa, procure balancear na parte de cima, evitando decotes muito ousados!

Um cintinho marcando a cintura também ajuda a criar curvas femininas na produção e uma legging metálica com saltão poderoso é uma ótima pedida para a balada. Outro look ótemo é o monocromático (sim, eu adooooro!): é a cara do inverno e uma opção para deixar a legging mais formal, além de ser alongador/afinador, o que é mega importante para nós mortais, né?

E nas imagens tem mais um monte de looks para vocês se inspirarem antes que venha o próximo post, que será sobre calças boyfriend.

Beijocas da Rô!

Veja também os outros posts da série:

Imagens: Elle, Shop Style, Forever21, In Style e Sartorialist.