Queridas,

Observando pelo meu Instagram (@rocarlucci, já me segue?), vejo que muitas leitoras se interessam bastante quando posto os suquinhos verde que faço em casa, então resolvi transformar isso em post e mostrar para vocês como pode ser fácil inserir esse hábito saudável no seu dia-a-dia.

Comecei a tomar suco verde quando iniciei uma dieta funcional há alguns anos com minha nutri Marina Hering. A dieta eu nunca consegui manter por completo, mas ainda uso várias coisinhas que aprendi com ela, como o suco. Eles são ricos em vitaminas, minerais e nutrientes que precisamos diariamente em nosso organismo e fazem muito bem para a pele, as unhas, aos cabelos, ao funcionamento do intestino e para a saúde de forma geral.

Confesso que no verão é bem mais fácil, já que dá mais vontade de tomar sucos geladinhos, mas tento mantê-lo na minha rotina pelo menos 3x por semana durante o ano todo, pois realmente me sinto muito bem quando tomo.

Não existe uma receita pronta que funcione para todo mundo: o importante é você gostar do sabor e ser algo prazeroso, além de conter os nutrientes que o suco verde se propõe a ter. Por isso, é interessante seu suco conter, pelo menos:

  • 1 folha verde escura (pode ser couve, agrião, aipo, espinafre ou outra). Eu prefiro a couve!
  • 1 ou 2 frutas que estiverem frescas na sua fruteira/geladeira
  • 1 colher de cereal ou semente ( linhaça, aveia, chia, amaranto, psylium, quinoa em flocos, goji berry e afins)
  • 1 termogênico (gengibre, óleo de coco, canela)

Algumas pessoas adicionam cenoura ou beterraba (ricas em betacaroteno, vitaminas C e E), aipo e outros legumes/verduras que fazem super bem também, mas eu particularmente não me adaptei… 🙁

O negócio do suco verde é que é preciso ter alguns truques para que não dê preguiça de fazer de manhã, pois começar tudo do zero demora um tempo que eu e a maioria de vocês não tem, já que a rotina de trabalho, filhos, casa e afins é sempre uma correria.

O que faço é:

  1. Compro a couve orgânica 1x a cada 15 dias (ou quando acaba) e já deixo as folhas congeladas e prontas para usar (congeladas elas não perdem os nutrientes, viu?). Desinfeto elas com Hidrosteril, corto a parte mais grossa do talo (faço um vzinho com a faca), dobro uma a uma em 4 e deixo em um saquinho no freezer, de onde pego uma folha por vez para o suco.
  2. Deixo algumas frutas em porções individuais congeladas também para usar conforme vou querendo: amoras (5), framboesas (5), morango (4 ou 5) e abacaxi (2 fatias) são algumas que tenho no momento. Assim elas não estragam, não perdem nutrientes e ficam prontinhas para jogar no liquidificador!
  3. Tenho no freezer polpas congeladas para os dias de mais preguiça, como de acerola, abacaxi com hortelã e açaí.

Cafe da manhã Suco verde 2 Suco verde 3 Suco verde 4 Suco verde acai Suco verde

Meus verditos acima nas fotos que bati pro Instagram!

Minhas receitas prediletas:

Base: 150ml de água de coco (prefiro a Do Bem, que é sem conservantes) ou chá feito na hora + 1 folha de couve orgânica + 1 moedinha de gengibre sem casca + 1 colher de sopa de algum cereal ou semente  +

+  2 fatias de abacaxi + 1 raminho de hortelã

+ 1 porção de framboesa ou amora + 1 banana pequena

+ 1 porção de framboesa ou amora + suco de 1/2 limão

+ 1 porção de morango + 1 banana pequena

+ 1 porção de morango + 1 kiwi

+ 1 fatia pequena de mamão + 1 banana pequena (essa fica muito boa com leite sem lactose ou de aveia ao invés da água de coco, para variar)

+ 1 fatia de melão + 1 maçã pequena (ou 1/2 maçã grande)

+ 1 fatia de melão + suco de 1/2 limão

1 maçã + suco de 1 limão + 1/2 pepino sem semente

+ 1 fatia de melancia

+ suco de 1 laranja + 1 porção de morango ou framboesa

+ 1 pêra + 1 banana pequena

+ 1 pêra + 1 porção de morango, framboesa ou amora

+ 1 polpa de açaí congelada + 1 colher de mel + 1 banana (esse é super calórico, então não faço sempre. Uso como café da manhã completo ou lanche da tarde)

+ 1 polpa de acerola congelada + 1 porção de morangos

Bata tudo no liquidificador ou mixer e tome em seguida!

Outras dicas:

  • O ideal é não coar, mas dependendo da fruta e do cereal o suco fica mais fibroso e pode causar desconforto para alguns. Comece coando e depois tente ir deixando as fibras aos poucos, até se acostumar!
  • Você pode variar a água de coco com chá verde feito na hora (coloco uma pedra de gelo para esfriar), chá de cavalinha (diurético) ou água mineral mesmo.
  • Tome em jejum e espere um pouco caso queira comer ou tomar mais alguma coisa. Eu tomo o suco e só vou comer umas 2h depois, quando sinto fome de novo.
  • Esse é um excelente pré-treino para tomar antes da academia.
  • Use o liquidificador ou o mixer, tanto faz. Eu uso o mixer pois acho mais fácil para lavar depois (preguiiiiça…).

Ufas, acho que é isso.

E vocês, tomam suco verde? Que outras receitinhas têm para indicar? Compartilhem nos comentários!

Beijos,

Roberta