Recebi na semana passada estas dicas do badalado Spa Kurotel, de Gramado – RS, sobre boa forma no verão e achei super válidas, afinal qualquer ajuda é bem vinda nesta estação onde o corpo fica mais em evidência.

Mas, sem paranóias, né pessoal? O importante é se sentir bem e estar suadável acima de tudo.

Vejam só!

“Durante o verão ocorre uma diminuição do metabolismo basal, pois o nosso corpo não precisa de um esforço tão grande para manter a temperatura interna constante, como no inverno. Por este motivo, prefira alimentos mais leves como frutas, verduras e carnes brancas. Consuma também grãos integrais (arroz, trigo, centeio, quinua, milho e seus derivados), eliminando os alimentos refinados como arroz branco, açúcares e farinhas brancas. Priorize também os vegetais folhosos, que contêm fibras, sais minerais e água, que atuam na desintoxicação do organismo e ainda colaboram com a hidratação.

Os alimentos termogênicos são fortes aliados para quem deseja perder peso de forma saudável, pois além de estimular o corpo a queimar mais calorias, também contém propriedades anti-inflamatórias. Esses alimentos são aqueles que o nosso organismo tem maior dificuldade para processar, fazendo assim com que o corpo consuma mais calorias para realizar a digestão. Esse processo pode induzir o metabolismo a trabalhar mais acelerado, gastando mais calorias e promovendo a queima de gordura para contribuir com o emagrecimento.

Uma importante orientação para evitar comer mais do que realmente deveríamos é priorizar alimentos que estimulem a sensação de saciedade, que surge como um alerta do nosso organismo para avisar que não é mais preciso comer. Escolher os alimentos corretos pode prolongar a sensação de saciedade e ajudar a emagrecer.

Os alimentos que geram mais saciedade são:
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  • Folhas e legumes crus: por serem ricos em fibras e exigir boa mastigação estimulam a sensação de saciedade.
  • Frutas como o melão, banana, melancia, pera, maçã: são ricas em fibras e água que regulam o apetite e promovem a hidratação.
  • Castanhas, nozes, abacate, coco: são ricas em gorduras poli-insaturadas que são digeridas mais devagar, promovendo a saciedade.
  • Alimentos ricos em cromo, como o arroz integral, pães e massas integrais, levedo de cerveja. Este mineral melhora a resistência à insulina (hormônio que transporta a glicose para dentro da célula), diminuindo a vontade comer.
  • Aveia, linhaça, chia: ricas em fibras e ômega-3 que regulam o apetite e a ansiedade.
  • Chocolate amargo acima de 80% de cacau: fonte de flavonoides e gordura poli-insaturada que diminuem o apetite e controlam os níveis de estresse e ansiedade.

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Nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva. Para evitar a retenção de líquidos típica do verão, é importante reduzir a quantidade de sal, que favorece a sensação de estarmos “inchados”. O ideal é priorizar a ingestão de líquidos, que deve ser em média de 2 a 4 litros por dia, dando preferência à água.

Outros hábitos de vida saudáveis também estimulam a sensação de saciedade. Fracionar as refeições, comendo a cada três horas, mantém o metabolismo acelerado e reduz o apetite para a próxima refeição. Outra questão importante é prestar atenção na mastigação, pois estimula a saciedade e evita que pedaços de comida cheguem ao estômago mal digeridos provocando indigestão. Comer devagar também é fundamental, já que enquanto mastigamos o corpo se prepara para receber os nutrientes do alimento e o cérebro libera a mensagem de saciedade.

Para reduzir o peso de forma saudável e efetiva, o Kurotel oferece programas estéticos personalizados, ou seja, de acordo com as necessidades e preferências de cada cliente. Com a expertise de uma equipe transdisciplinar, o Kurotel possui opções de terapias que, agregadas à reeducação alimentar, potencializam os seus resultados. São massagens estéticas, aparelhos redutores de gordura, terapias clínicas e comportamentais, além de diversas opções de exercícios físicos. Apresenta também um plano de Redução de Medidas, que engloba aplicações de radiofrequência com infravermelho, ultrassom, combinação de tecnologias, massagens modeladoras e drenagem linfática corporal para reduzir gordura e edemas.”

O que costumo fazer que dá super certo para incentivar meu consumo de líquidos e dar um help no metabolismo são as águas aromatizadas (já passei algumas receitinhas para vocês aqui) para tomar durante o dia, além de mix de cházinhos gelados (compro pronto na Maison de la Santé um mix que vem inclusive com colágeno ou faço em casa mesmo uma misturinha que pode incluir cavalinha, chá verde, branco, hibisco…).

O suco verde matinal também é uma ótima pedida para ingerir alguns dos alimentos citados: eu já adiciono a ele uma colherzinha de linhaça, aveia ou chia, sempre incluo uma folha verde (couve ou espinafre) e especialmente no verão adoro usar as frutas congeladas, que dão ao suco um aspecto de smoothie sem precisar adicionar leite (congelo bananas fatiadas, abacaxi em pedaços, frutas vermelhas e açaí, por exemplo, e coloco uma ou mais no suco com água de coco).

E vocês, o que gostam de fazer para manter a hidratação e a forma no verão?

Beijinhos,

Roberta Carlucci

Fonte texto em itálico: Assessoria Spa Kurotel – Gramado.
Fonte imagens: Reprodução (Google).