Olá pessoal!
Meu nome é Andrea Golin, sou formada em educação fÃsica e atuo como personal trainer em Florianópolis e região.
Conforme a Roberta falou para vocês (aqui!), vou colaborar com o blog daqui para frente tratando de temas relacionados à atividade fÃsica e saúde, e hoje vou começar a falar sobre a importância da atividade fÃsica na gravidez, especialmente para as futuras mamães que acompanham o blog. Prestem atenção nessas dicas!
Muita gente pergunta sobre atividade fÃsica na gravidez e, por isso, algumas orientações são importantes para você se sentir segura nesse momento tão especial!
A prática da atividade fÃsica durante a gestação é muito importante e traz muitos benefÃcios para sua saúde e de seu bebê, porém é preciso estar atenta para garantir sua segurança e bem-estar.
Durante este perÃodo, diversas alterações ocorrem no corpo da mulher: há o aumento de peso, o metabolismo fica mais lento e as articulações estão mais flexÃveis. Por isso, os exercÃcios fÃsicos – quando realizados de maneira correta – auxiliam na postura, o que reduz sensivelmente as dores na coluna (principalmente na região lombar), além de reduzir o inchaço e as dores musculares.
Outro aspecto importante é que a atividade fÃsica regular ajuda a relaxar e controlar a ansiedade, contribuindo para o bem estar da mamãe e consequentemente do seu bebê, além é claro, de ajudar no controle do peso.
Mas, é preciso ir com calma! Se você não fazia nenhuma atividade fÃsica antes de engravidar, agora não é o momento de virar atleta. Procure optar por atividades mais leves como caminhada, alongamento ou hidroginástica. Mas, se você já praticava alguma atividade, é necessário prestar atenção aos exercÃcios rotineiros e diminuir a intensidade.
Os exercÃcios aeróbicos e localizados estão a princÃpio liberados, desde que não haja nenhuma restrição médica e que sejam acompanhados por um profissional de educação fÃsica. No entanto, procure evitar os exercÃcios de alto impacto como a corrida, por exemplo, especialmente se você não praticava esta modalidade antes de engravidar. Durante as atividades aeróbias, como a caminhada ou hidroginástica, o ideal é que você controle a frequência cardÃaca. Peça ajuda ao seu professor!
Ah, e não se esqueça: use roupas leves e muito confortáveis, que não apertem demais sua barriga para não prejudicar seu bebê.
Outra dica interessante é que você encontre seu equilÃbrio, ou seja, procure uma atividade que lhe dê prazer e que faça você se sentir bem! Converse sempre com seu médico e consulte um professor antes de começar a se exercitar. Aproveite seu momento, curta sua gravidez e seu bebê com muita saúde e disposição!
No próximo post vou falar sobre atividade fÃsica no pós-parto!!!
Um beijo e até lá,
Andrea
Imagem: Reprodução.