Uma dúvida recorrente entre minhas clientes é relacionada à estampas, afinal combiná-las pode ser um desafio e muitas pessoas ficam em dúvida na hora de comprá-las por acharem que são sazonais, ou seja, que ficarão ultrapassadas nas próximas temporadas.
É fato que uma peça lisa acaba sendo mais versátil do que uma estampada, mas as diferentes padronagens trazem personalidade e modernidade ao guarda-roupa, atualizando-o e tirando os looks da mesmice.
Mas, afinal, existem estampas clássicas, que não saem de moda nunca?
Com certeza, e eu selecionei as top #5 que valem o investimento:
1. Listras
Mais atemporais que as listras, não há! Imortalizadas por Coco Chanel, são a cereja do bolo nos looks navy e ficam charmosas em qualquer produção.
2. Animal Print
A onça, a cobra e o croco são definitivamente estampas que transcenderam as tendências e foram imcorporadas ao guarda-roupa atemporal. Elas realmente possuem uma conotação mais sensual, mas quando usadas de forma moderada ou estilizada, trazem personalidade para o guarda-roupa e levantam looks básicos como nenhuma outra.
3. Xadrez
Tantan, Burberry, príncipe de gales, pied de poule pied de coc, vichy… escolha o seu! A cada estação um acaba ficando mais em evidência, porém nenhum deles sai completamente de moda, especialmente no inverno.
4. Poás
O poá possui diversas variações de tamanho que cabem em todos os estilos: os menores são mais clássicos e românticos, enquanto os maiores são mais ousados e modernos, mas em qualquer tamanho pincelam feminilidade e sofisticação no seu closet.
5. Floral
A cada temporada ele vem em diferentes variações, seja menorzinho como o Liberty, ou grandão e mais moderno como trouxe Dolce & Gabbana em sua coleção Verão/2016. Os maiores acabam sendo mais chamativos e sazonais, porém os médios e pequenos podem ser usados sem medo em todas as estações.
O mais legal de tudo é que você pode usá-las com peças lisas ou combinando-as entre si (onça com listra, poás com floral, uma versão maior e outra menor da mesma e assim por diante), o que tiver mais a ver com o seu estilo e mensagem que quer transmitir. Tem dificuldade para coordená-las? Leia neste post aqui algumas das técnicas para não errar mais.
Outra dica para quem tem mais dúvidas é começar devagar, apostando em um sapato, bolsa ou detalhe da estampa preferida para ir se acostumando, para depois ousar e investir mais.
E aí, gostaram?
Beijos,
Roberta