No final do ano passado as meninas da Oficina de Estilo (das quais sou super fã!) fizeram um post lindo refletindo um pouco sobre o que realmente importa: não o que a gente parece ser, mas o que a gente realmente é.

A aparência tem importância enorme (tanto que profissionais como eu existem para cuidar dela, né?), porém ela não sustenta um interior vazio, sem personalidade, cultura e índole. Quando olhamos para alguém vazio, conseguimos ver através das aparências, ou seja, toda aquela casca na verdade não serviu para muita coisa, pois sozinha não se sustenta.

O que realmente importa é acreditarmos em nós mesmos, termos a confiança de ser felizes da forma que somos (com 40 ou 100kg, com cabelo crespo ou liso, loiro ou ruivo, negros ou brancos, quem se importa?), sem nos esquecermos de ser melhores pessoas, mais inteligentes, mais cultos, mais amigos, mais carinhosos e educados a cada dia. É desejarmos de repente um vestido novo sem culpa, porém sem nos esquecermos de que o que levaremos desta vida não são as bolsas Chanel, mas sim os sonhos que tivemos, as vidas que melhoramos, as experiências que vivemos, as histórias que lemos, os amores que vivemos, as amizades que cultivamos e assim por diante. O que importa mesmo está dentro, e não fora: são nossas experiências, nossa consciência!

Refletindo sobre isso, venho humildemente pedir a vocês, queridíssimos leitores, que pratiquem a compaixão mais bonita que existe, aquela feita para pessoas desconhecidas que estão sofrendo e que tudo perderam. O Rio de Janeiro pede socorro e hoje escolho não falar de moda ou de qualquer outro assunto, mas pedir a ajuda de vocês para amenizar, nem que seja um pouquinho, o sofrimento dos desabrigados desta enorme tragédia.

Vejam abaixo algumas formas de doar o que lhe for mais conveniente, de água à sangue, de comida à dinheiro:

Ajuda em dinheiro:

Prefeitura de Teresópolis
Banco: Banco do Brasil
“SOS Teresópolis – Donativos”
Agência: 0741-2
Conta: 110000-9

ou

Banco: Caixa Econômica Federal
Conta: 2011-1
Agência 4146
CNPJ da Prefeitura: 29.138.369/0001-47

Prefeitura de Nova Friburgo
Banco: Banco do Brasil
Agência: 0335-2
Conta: 120.000-3

Defesa Civil – RJ
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0199
Operação: 006
Conta: 2011-0

Fundo Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro
CNPJ 02932524/0001-46
Banco: Itaú
Agência: 5673
Conta: 00594-7

Campanha SOS Sudeste (CNBB e Cáritas Brasileira)
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Operação: 003
Conta: 1490-8

ou

Banco: Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta: 32.000-5

Obra Social do Rio
Banco: Bradesco
Agência: 3176-3
Conta: 500001-7

As doações podem ser feitas em qualquer valor.

Postos para doações:

Medicamentos: Secretaria de Saúde (Av. Feliciano Sodré, 675 – 3º piso Centro – Prefeitura de Teresópolis)

Água portável (min 1,5l, artigos de higiene, roupas, alimentos não perecíveis, colchões, roupas de cama, etc.): Museu imperial (Praça do Cenip), todos os postos da PM do Rio de Janeiro, Rodoviária do Rio de Janeiro (Novo Rio), Cruz Vermelha, estádios do Maracanãzinho e Caio Martins (em Niterói), sede do Viva Rio (Rua do Russel, 76, Glória), Supermercados Pão de Açucar no estado do Rio, postos selecionados da Polícia Rodoviária Federal, inclusive os 270 postos de fiscalização da PRF nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e muitos outros locais. Para uma lista completa, clique aqui.

Voluntários:

Cruz Vermelha e Prefeituras de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Vamos estender nossas mãos para quem precisa? 😉

Beijocas,

Roberta Carlucci