Vi esse artiguinho no site da revista americana Woman’s Health e adorei as dicas, até porque algumas eu já inseri como hábitos na minha rotina recentemente e estou tendo resultados muito bons. Muitas delas não serão novidade para vocês também, mas quando vemos uma listinha assim parece que dá um gás maior para cumprirmos essas metas, né?

São 7 dicas simples para melhorar nosso dia-a-dia e que promovem também o emagrecimento, uma vez que incluem exercício e também o planejamento do dia.

Vejam só!

“A melhor parte das manhãs é que elas são tão cheias de potencial! Não importa se você já amarrou seus tênis ou se se passou um pouquinho no bolo de aniversário do colega, elas são um novo começo para chegar mais perto de seus objetivos com a saúde.

Para manter esse momento de se tornar mais disposto o dia todo, comece seu dia da forma certa com esses hábitos matinais que irão te motivar ainda mais.

1# Tome um pouco de sol

Tomar sol pode ajudar a emagrecer, de acordo essa pesquisa publicada no jornal PLOS ONE. Porque? A luz da manhã ajuda a regular seu relógio interno, o que é uma ajuda e tanto para o seu plano de sono (que é crucial para perder peso). O sol da manhã também contém mais luz azul, essa que tem  o efeito mais forte no ritmo circadiano.

Você só precisa de 20 a 30 minutos de ar livre de manhã (entre 8h e 12h) para usufruir destes benefícios!

2# Durma bem e mais

Esse é um anexo do item anterior, pois passar mais tempo dormindo ajuda a comer menos e a ter menos desejos do que as pessoas que dormem menos e mal. Então, se você está sempre bocejando e morta de sono quando seu alarme toca de manhã, é uma boa ideia reorganizar sua rotina para ficar mais tempo de manhã na cama.

3# Fique mais contemplativa

Contemplação é uma estratégia chave em se tratando de perda de peso. O objetivo é estar mais focado e bem intencionado em sua vida e realmente ter uma afinação entre seu corpo e mente. Fazer uma meditação ou pensamentos positivos ajuda a estabilizar suas emoções, o que potencialmente lhe faz comer menos por custa de stress. Por isso, ao invés de acordar a mil por hora, comece suas manhãs diariamente tirando alguns minutinhos para ficar quieta e focar no ritmo de sua respiração. 

4# Mude o seu meio de transporte

Ir de carro até o trabalho é mil vezes mais fácil, claro, mas pode não ser a melhor estratégia para sua qualidade de vida. Um estudo do jornal BMJ mostra que pessoas que caminham, vão de bicicleta ou usam o transporte público para ir trabalhar têm menos índice de gordura e massa corporal do que as que usavam seus carros diariamente. E veja que isso não exclui o transporte público, pois até mesmo andar até o ponto ou estação mais próxima já tem seus benefícios.

(Nota da Rô: aqui no Brasil é um pouco mais complicado depender de transporte público, porém trocar o elevador pelas escadas já pode ser um com começo, né?)

5# Faça uma dieta rica em proteinas

Enquanto ainda é verdade que um bom café da manhã é essencial para quem quer perder peso, uma dose considerável de proteína de manhã parece ser um caminho bastante interessante para ajudar no processo. De acordo com uma pesquisa feita pela universidade de Missouri, quem come mais proteína de manhã sente menos fome durante o dia e comem até 175 calorias a menos no almoço.

As proteínas demoram mais para serem digeridas e fazem com que o corpo libere um hormônio chamado Peptide YY, que aumenta a saciedade.

(Nota da Rô: essa eu comprovei na prática e realmente é impressionante como senti menos fome e vontade de comer doce durante o dia, especialmente no jantar. É uma dica ótima!)

6# Tire um tempinho para se exercitar

É claro que se exercitar a qualquer hora do dia traz muitos benefícios, mas além de te dar aquele up no metabolismo que vai durar o dia todo, de acordo com um estudo feito pela revista Medicine & Science in Sports & Exercise as mulheres que malham pela manhã ficavam menos distraídas e atraídas por fotos de comidas deliciosas, além de serem mais ativas durante o reatante do dia.

7# Planeje (e leve consigo) seus lanches do dia

Evite as tentações dos lanchinhos nada saudáveis no escritório e tire uns minutinhos pela manhã para separar e colocar na bolsa os lanchinhos do dia. E não subestime seu apetite: capriche nas quantidades e na variedade para estar prevenida para quelas fomes súbitas e que sempre nos levam aos docinhos e aos lapsos na dieta.”

E aí, já costumam fazer algumas destas coisas pela manhã? Vêem resultados melhores em suas dietas e bem estar?

Me contem nos comentários, ok?

Beijos,

Roberta

OBS: O texto é uma tradução espontânea do artigo “7 things you can do in the morning to promote weight loss”, da revista Woman’s Health Imagens do artigo.