Há algum tempo recebi por Email um pedido de dicas para quem quer afinar e alongar as pernas e fiquei de fazer um post, então aqui está!

São algumas dicas práticas que super funcionam e das quais falo constantemente para minhas clientes que se incomodam com suas pernocas de brasileira, tipicamente mais avantajadas.

Aproveitei que estava pesquisando fotos da #musa Miroslava Duma e usei fotos suas para ilustrar o post, já que ela usa várias destas técnicas para mostrar o melhor de si para o mundo! 😉

Não vou falar das coisas óbvias, né, como usar salto e bicos mais finos nos sapatos, por exemplo, mas sim de ideias que vocês talvez ainda não conheçam.

Vamos lá!

#1: Jeans bootcut e flare, sem lavagens

Esse serve super para disfarçar pernocas grossas, mas especialmente para quem tem panturrilhas e/ou canelas mais larguinhas. Por ser maior, a boca da calça não vai marcar a região, deixando a cargo da imaginação do observador o que tem por baixo!

E sabem aqueles jeans com lavagens mais claras nas coxas, no quadril e/ou nas panturrilhas? Eles engrossam horrores as regiões de destaque, então melhor optar por peças mais lisas, sem estes tipos de detalhe.

#2: Vestidos e saias em evasê

Neste caso, brincamos um pouco com ilusão de ótica: como a bainha da saia é mais larga e fica afastada do corpo, temos a impressão de pernas mais finas, ó que bom!

#3: Sapato de tom parecido ao da pele ou da calça

Para quem tem pernas grossas ou é baixinha e não gosta desse fato, cada centímetro de altura (e de alongamento da perna) conta! Por isso, usar um sapato nude (do tom da tua pele) ou do mesmo tom da calça faz com que nenhum corte visual seja feito na perna, ou seja, você “ganha” os centímetros do sapato como comprimento dela, que automaticamente causa a impressão de ser mais longa. Se o sapato for de salto então, melhor ainda!

#4: Peças de cintura alta

A cintura alta alonga e muito as pernas, especialmente em peças mais retas ou evasê, onde a cintura fica marcada como parte mais fina do corpo e não se sabe onde as pernas começam, o que é ótimo para afiná-las!

#5: Bainhas compridas (com salto ou sem)

Quem tem pernas grossas e quer alongá-las deve sempre prestar atenção nas bainhas: elas devem ser o mais compridas possível, preferencialmente medidas com o sapato a 1cm do chão (ou o suficiente para não empapar no peito do pé). Seguindo o mesmo princípio do item #3, se o observador não sabe se você está de salto ou não e só vê a pontinha do seu pé, você ganhou centímetros visuais a mais e, por tabela, afinou e alongou as pernas!

Calça reta
Bainha o mais comprida possível + calça reta
Evasê
Peças com bocas largas na perna
Salto alto e saia evasê
Evasê + cintura marcada + salto altíssimo (esse sempre ajuda, né?)
calca flare
Calça flare + cintura alta
Flare
Jeans flare + cintura marcada
Meia calça
Sapato da mesma cor da meia-calça + cintura marcada + evasê

Seguindo a linha de pensamento acima, evite:

  • Sapatos com tiras no tornozelo, que cortam as pernas
  • Calças skinny
  • Saias afuniladas, justas
  • Shorts e saias muito curtos, que cortam as pernas onde são mais grossas
  • Sandálias gladiadoras, que as encurtam
  • Botas com altura na panturrilha, idem
  • Calças claras, estampadas

Espero que tenham gostado!

Beijos,

Roberta Carlucci