Fazendo os posts sobre o último Donna Fashion DC, me dei conta de que ainda não tinha feito uma listinha das tendências do verão para vocês, né?

Na verdade, estou achando cada vez mais complicado falar sobre tenências, já que ultimamente parece que quase tudo está na moda. A única diferença de estação para estação são as formas de usar, as modelagens mais atualizadas e as padronagens, que de vez em quando dão uma mudada.

De qualquer forma, vejam abaixo as algumas peças que podem atualizar seu guarda-roupa de verão:

1. Calças estampadas

Já estamos vendo as calças estampadas há algum tempo, mas agora para o verão o que veremos de fato são as calças floridas ou com estampas da natureza, como folhagens e flores.

Já que peças com estampa sempre dão uma aumentada, quem tem pernocas grossas deve tomar cuidado. O ideal é encontrar estampas menores, cujo fundo seja escuro para minimizar o efeito.

Coordene-a com camisas ou regatinhas de crepe, seda ou algodão bem fininho e scarpins de bico e salto fino, super alongadores. Que tal?

2. Mullet

O mullet também não é novidade e foi uma modelagem que causou uma certa polêmica: mais curta na frente e compridinha atrás. Tem quem ame e quem odeie, né? O fato é que se manterá forte para o verão, tanto em saias e vestidos, como em camisas e blusas.

Sinceramente não sei se vai durar até o inverno que vem, mas quem quiser investir deve considerá-lo como uma saia curta, já que as pernocas ficarão de fora.

Eu achei mais interessante fazer o efeito com as camisas: prender a parte da frente na calça ou saia e deixar a parte de trás cair sobre o bumbum. É perfeito para usar com peças mais ajustadas embaixo, como calças skinny e, no futuro, quando a tendência for embora, dá para mandar cortar a camisa para a barra ficar retinha. Ó que truque bom!

3. Peplum

O peplum chegou ao Brasil de mansinho, já que a maior parte das mulheres por aqui possuem volume no quadril, o que normalmente fica ainda mais realçado por esta “sainha” extra. De todas as tendências da minha lista, acho esta a mais “branda”, mas também uma das mais elegantes para quem pode usar.

Por trazer volume, é perfeita para equilibrar o corpitcho de quem tem partes de cima mais avantajadas, como seios grandes ou ombros largos. Quem tem volume no quadril deve evitar saiotes grandes e os que ficam na parte mais larga do quadril, preferindo blusas e babados menorzinhos.

De qualquer forma, para funcionar, o peplum deve ser coordenado com calças e saias mais ajustadas, como a lápis.

4. Neon

E o neon também não é novidade, né? Está dando as caras há algum tempo pelo mundo. As morenas costumam ficar lindas com estas cores mais chamativas, porém as clarinhas podem sair ofuscadas pela força do tom.

As cores que vieram mais assíduas para o verão foram o pink, azul, verde limão e amarelo.

O ideal é usar a tendência para fazer pontos de luz e dar toques de cor à looks mais discretos. Pulseiras, anéis, headbands, cintos e sapatos são boas pedidas para aderir sem forçar a barra.

Ou, que tal pintar as unhas de neon para ficar trendy durante as próximas férias?

5. Cores pastel

Em contraponto com o neon, as cores pastel também vieram com força. Coral, verde mint, rosinha, bege e amarelinho com carinha de bebê foram as apostas mais fortes feitas pelas marcas.

Eu adoro looks claro com claro, então acho peças pastel perfeitas para coordenar com blazer branco, peças de linho e calças cáqui, mas é preciso ter cuidado para o look não ficar apagado demais. Se você achar que ficou, aposte em um maxi-colar colorido, lenços e um belo make para compensar.

Aliás, que tal coordenar pastel com neon? Vai ficar super atual…

6. Cap toe

No inverno bombou e, pelas vitrines que tenho visto, a tendência de scarpins e sapatilhas com ponteiras de metal ou de cor diferente do resto do sapato continua com tudo para o verão. Eu acho chiquérrimo!

O legal é que as marcas fizeram modelos para todos os gostos: misturando estampas ou texturas, com saltos baixos, médios ou altos, em sapatilhas e afins.

Fora que é são clássicos, né? Minha avó tinha vários sapatos bicolores no armário que seriam super atuais agora…

Amanhã continuamos a falar de tendências no post Parte 2!

Beijos e até lá,

Roberta Carlucci

Imagens: Atlantic Pacific, This Time Tomorrow, Blog da Thassia, reprodução.